Em tempos de pandemia, o que fazer com as crianças?

Em tempos de pandemia, o que fazer com as crianças?

Diante da pandemia do coronavirus, as famílias do mundo inteiro buscam se reinventar durante a quarentena imposta. Diferentemente do Programa Acolhimento, da Casa da Criança, que funciona 24 horas, a equipe do Janela Aberta precisou interromper as atividades, mas segue com orientações nas redes sociais e nos veículos de comunicação da cidade para oferecer soluções criativas e seguras aos adultos que cuidam das crianças em casa.

Se a sensação de solidão e o isolamento social já são complicados para os adultos, para as crianças podem se tornar ainda mais penosos nesse momento. O que podemos fazer para que as crianças entendam a real situação, sem alarmar o pânico e lidar com a situação como um tempo de novos aprendizados?

A equipe do Projeto Janela Aberta apresenta algumas dicas sobre este tema. “O brincar tem seu valor no desenvolvimento infantil, a brincadeira é por muitas vezes a linguagem usada pelas crianças para expressar sentimentos, e neste momento de crise se mostra como uma ferramenta importante para pais e responsáveis, uma oportunidade de amenizar as situações criadas devido aos dias que vivemos atualmente”, explica Taynara Souza, psicóloga do Programa Janela Aberta da Casa da Criança.

5 Dicas para as famílias aplicarem em casa:

1)    Manter a calma; passar a imagem de tranquilidade e clareza, conforta as crianças, informar questões necessárias e válidas para o entendimento deles.

2)    Reduzir o tempo em frente à TV e aos noticiários, priorize o tempo com as crianças.

3)    Pensar em brincadeiras que possam ser feitas dentro do ambiente de casa, caça ao tesouro, esconde esconde, atividades manuais, pintura, artesanato, leitura de bons livros e contação de histórias.

4)    Manter a rotina das crianças, com horários para acordar, alimentação, banho, auxilia na organização e no equilíbrio comportamental.

5)    Deixar fora do alcance das crianças produtos como água sanitária e o álcool, devendo ser utilizado somente com monitoramento de um adulto.

Após o fim do isolamento social, as atividades do Projeto Janela Aberta voltarão ao normal, a programação de oficinas como Hip Hop, Fotografia através do Projeto “Futuro em Revelação” Musicalização, entre outras e atividades do Ponto de Cultura e demais, pensando também sobre outras temáticas que surgiram ao longo desta pandemia, como a redução da poluição e intervenção humana na natureza, já registradas por diversas cidades ao redor do mundo.

“Desejamos a todos que estes sejam dias de autoconhecimento e autopercepção, um momento também para apreciação das coisas simples do nosso dia a dia”, conclui Taynara.  

Para garantir as atividades, que não param nem por um minuto, e preparar o retorno das crianças do Janela Aberta, a Casa da Criança conta com a campanha emergencial  #quarentenaSolidariadaCasa . Pra apoiar e doar é necessário entrar no site Vakinha  https://www.vakinha.com.br/vaquinha/quarentenasolidariadacasa

Para mais informações sobre o Programa Janela Aberta: 19 9836-70129.