Crianças e Adolescentes de Valinhos podem ser beneficiados com seu IR

Crianças e Adolescentes de Valinhos podem ser beneficiados com seu IR

As crianças e os adolescentes atendidos pelas instituições de caridade em Valinhos podem ser beneficiados através do seu Imposto de Renda. As pessoas físicas que optarem pelo modelo de Declaração de Imposto de Renda pelo Formulário Completo têm a opção de doar até 3% do imposto devido referente ao ano base 2020, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Essa ação visa arrecadar recursos financeiros que são aplicados conforme os termos do artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para o financiamento de programas, projetos e serviços voltados ao atendimento deste grupo.

A escolha dos projetos e das entidades a serem beneficiadas é feita diretamente pelo Conselho Municipal, composto por 50% da sociedade civil e 50% do poder público. Conforme ano base 2017, o potencial de doação em Valinhos estava em torno de R$ 5,5 milhões, sendo que foi arrecadado somente cerca de R$ 110 mil.
Segundo a Receita Federal, o volume desse tipo de doação ainda é muito baixo no país e o potencial de crescimento é enorme. De acordo com o Fisco, apenas 1,5% do potencial de doação do imposto devido do país é cumprido pelas pessoas físicas.

Para doar, procure o seu contador, o CMDCA pelo site da Prefeitura de Valinhos ou por meio da Casa dos Conselhos pelo telefone 3859-9191. As doações precisam ser feitas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Doações feitas diretamente a entidades assistenciais não são permitidas de serem abatidas do IR.

Prazo
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, foi adiado pela Receita Federal para 31 de julho. Assim. os contribuintes ganharam um tempo a mais para separar e enviar corretamente os documentos. Os especialistas recomendam que as pessoas entreguem a declaração o quanto antes.