Confira o que rolou no Geek Interior Festival

Confira o que rolou no Geek Interior Festival

Há quem diga que a cultura nerd ou Geek (existe diferença sim) não é algo tão grande no Brasil, infelizmente muita gente não tem idéia do tamanho do mercado que esta cultura envolve.

Hoje, a cultura nerd abrange temas como Star Wars, Marvel, DC Comics, Pókemon, cinema, videogames, alguns filmes da década de 80, cultura pop, entre outros... e estão estampados nos mais variados produtos vendidos, on-line ou em lojas físicas.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que o mercado de franquias na área geek/nerd cresceu 7% em 2018, somando R$160 milhões. A Rakuten Digital Commerce, realizou um estudo sobre os hábitos de consumo desses consumidores em sua plataforma. O estudo revelou, por exemplo, que esse público costuma gastar 40% a mais que a média nacional.

Com base nisso, cada vez ocorrem festivais, encontros ou eventos que tentam aproximar ídolos desta cultura e seus fãs e aproveitam para oferecer lojas e atrações que estimulem este impulso de consumo.

O que ocorreu neste final de semana em Valinhos foi basicamente isso. Uma reunião de figuras conhecidas da cultura pop e um espaço para que os fãs da cultura se expressassem (como por exemplo o campeonato de Cosplay).

o Cosplay é a abreviação de costume play ou ainda de costume que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", na prática quer dizer "Vista-se do seu personagem favorito e emule algo do seu comportamento".

Prática que muitos estão aderindo principalmente jovens e crianças. O Cosplay hoje movimenta uma categoria da cultura que promove Campeonatos Mundiais e premiações em dinheiro, carros e criou uma profissão propriamente dita.

Os jurados do concurso que ocorreu no evento era "cosplayers" profissionais e alguns com mais de 15 anos de profissão. Como Mônica Somenzari, campeã do World Cosplay Summit (WCS) 2011 e 2006. WCS Brazil 2006, 2011 e 2013. ProCosplay 2018. 

A "cereja do bolo" foi a presença de Carlos Vilagrán, o Kiko da série Chaves. O ator está em turnê no Brasil e marcou presença aqui em nossa cidade trazendo muitos fãs e conquistando à todos com sua simpatia.

O ator interagiu com o público e fez caracterização de seu personagem icônico da série mexicana.

O evento também contou com arena gamer, onde todos podiam experimentar diversos jogos eletrônicos como até em realidade virtual (foto acima)

João da Nica, campineiro que virou fenômeno na Internet, participou até de comercial de cervejas recentemente. Fez sua apresentação contando sua história.

Algumas fantasias eram tão bem elaboradas como este "Homem de Ferro" e o "Bumblebee" de Transformers

As lojas sempre presentes em eventos como este, cartão de crédito? Aceitamos! 
De camisetas à colecionáveis, artes em dobradura, quadros e jogos de videogame, variedade para compra.

Meio nerd, meia mussarela, meia calabresa. Jogador de videogame e palpiteiro de séries nas horas vagas