“Chá com Letras”: receita para redescobrir os prazeres da leitura

“Chá com Letras”: receita para redescobrir os prazeres da leitura

Grupo Rosa e Amor promove encontros literários para a comunidade valinhense
Grupo Rosa e Amor promove encontros literários para a comunidade valinhense

Uma viagem ao universo literário ainda pode não despertar a atenção de muitas pessoas, mas no Grupo Rosa e Amor a situação é diferente. Com objetivo inicial de motivar a leitura, mulheres assistidas pela instituição puderam redescobrir as emoções promovidas pela leitura de livros de escritores reconhecidos no Brasil e no mundo. Uma vez ao mês, o grupo Chá com Letras do Rosa se reúne para realizar essa viagem rumo à sensibilidade e às novas descobertas.

As mulheres do Chá com Letras realizam uma leitura individual, em casa, e depois outra leitura durante o encontro, em conjunto, em voz alta para que possam simultaneamente redescobrir e na sequência comentar como perceberam ou sentiram a poesia ou a história apresentada.

Para Vera Lucia Colucci, idealizadora do projeto em parceria com Alba Rosa Lijo, conta que é muito gratificante se reunir para leitura de obras selecionadas, se aprofundar no sentido das palavras e conhecer um pouco da interpretação individual das colegas. “Fui procurar no dicionário a palavra cura. Na etimologia da palavra encontramos o amor, algo como cuidado e realmente eu diria que o prazer de se pôr em contato com o autor, se pôr em palavras, experiências humanas tão profundas, tão singulares, desperta uma amorosidade. Eu diria que é um sentimento de gratidão para com as palavras, por ter descoberto este tempo para a literatura, em um momento de fragilidade imposto nos tratamentos oncológicos que passamos e com a leitura nos fortalecemos. Registramos a nossa gratidão às pessoas do Grupo Rosa e Amor, que acolheram os nossos anseios no Chá com Letras”.

A professora e escritora Simone Andreazzi, autora de quatro livros, não é assistida pela instituição e foi somente conhecer as atividades do Chá com Letras como ouvinte. Ela conta que se apaixonou pela sensibilidade de cada integrante e até se inspirou para levar o conceito e temas abordados para as suas aulas. “Estar com elas no Chá com Letras me acrescenta como pessoa e até como profissional, pois posso desenvolver um olhar próximo do tamanho da sensibilidade de cada uma das mulheres. O aprendizado é constante e inspirador”.

O projeto já se aprofundou nas obras de Antoine de Saint-Exupéry, Cora Coralina e atualmente seguem com as leituras das obras de Manoel de Barros. Os próximos encontros serão destinados a conhecer mais as obras de Clarice Lispector. O Chá com Letras acontece na quarta quarta-feira de cada mês, das 10h às 11h30. O próximo encontro será no dia 26 de junho. O projeto já reúne cerca de 15 mulheres, voluntárias, assistidas e outras valinhenses interessadas em se aproximar mais da arte das palavras e acolher a causa da instituição. 

Quem tiver interesse em participar do Chá com Letras deverá entrar em contato – telefone 19 3869-7899 ou WhasApp 19 99200-5717

Sobre o Grupo Rosa e Amor

Associação sem fins lucrativos, que acolhe mulheres com diagnóstico de câncer. Desenvolve ações de caráter permanente, continuado e gratuito para suas usuárias e familiares.  O Grupo Rosa e Amor, fundado em 2000, que se tornou referência em Valinhos e região, atualmente, atende mulheres com câncer de mama e outros tipos de câncer da mulher.