Campanha na Santa Casa chama atenção sobre higienização das mãos

Campanha na Santa Casa chama atenção sobre higienização das mãos

A Semana de Higienização das mãos, realizada na Santa Casa de Valinhos envolveu os colaboradores e também os pacientes e seus familiares.

Na segunda-feira, 5 de agosto, foi realizada uma palestra a cargo da enfermeira Mestre e doutora Renata Fagnani. O tema: estratégias para higienização das mãos.

Também na segunda-feira, teve início a competição do dosímetro da higienização das mãos, com objetivo de envolver o paciente nas ações de seu cuidado.

Uma das ações foi a distribuição de adesivos aos acompanhantes e pacientes de forma aleatória e explanações sobre a importância da higienização das mãos. O objetivo era envolver a todos na campanha.

Toda vez que os profissionais da saúde entrassem no quarto e higienizassem as mãos, os pacientes ou acompanhantes entregavam o adesivo.

"Foi uma forma lúdica, uma competição muito interessante cujo objetivo foi passar uma mensagem e estímulo para que colaboradores higienizem as mãos" destaca a enfermeira Tamiris Ramalho.

Outra atividade foi a realização de um treinamento com luz negra, onde os colaboradores passaram um gel invisível nas mãos e simularam um atendimento ao paciente, após finalizarem foram apagadas as luzes e acesa uma luz negra e assim ficou marcado onde os profissionais tocaram sem estar com as mãos higienizadas.

“A realização dessa campanha tem como principal objetivo melhorar as nossas condutas dentro do hospital, garantindo aos nossos pacientes e seus acompanhantes, segurança, higiene, organização. As nossas equipes são constantemente preparadas e treinadas para realizar um trabalho de excelência, porque o principal alvo é o nosso cliente, que busca que busca o restabelecimento de sua saúde  em nossa entidade”, destaca o Superintendente Fernando Pozzuto.