APAE Valinhos trabalha a auto estima das famílias dos assistidos

APAE Valinhos trabalha a auto estima das famílias dos assistidos

Oficina de culinária com a realização da massa fresca
Oficina de culinária com a realização da massa fresca

O Serviço de Assistência Social da APAE Valinhos, vem desenvolvendo um trabalho com as famílias, oferecendo a oficina de geração de renda com aulas de artesanato e culinária, visando dar oportunidades para desenvolver em casa um trabalho, que possa gerar renda.

Para a coordenadora de assistência Andrea Gomes Araújo, esses encontros tem sido muito importantes. “É um momento de encontro, as participantes riem, interagem e se apoiam e isso acontece uma vez no mês, de forma intercalada, uma vez artesanato e outra culinária”.

O último curso foi de culinária de massa fresca, ministrado pela nossa Assistente social Biah Silva, que tem curso de gastronomia.“Estamos procurando explorar o que os participantes gostam e sabem fazer, trabalhos economia doméstica, planejamento e o momento de aprendido se transforma numa terapia em grupo, melhorando os relacionamentos. Muitas vezes recebemos mães depressivas pela carga emocional que carregam e quando elas vem para as oficinas elas se transformam”, disse Biah Silva.

“O nosso objetivo é trabalhar a auto estima dessas pessoas. Primeiro vamos na casa das famílias assistidas pela APAE, entendemos a rotina, onde moram, verificamos em relação à deficiência as necessidades de adaptação para melhorar a mobilidade, procuramos entender quem compõe o núcleo familiar, as vulnerabilidades, acionamos a rede de proteção, porque entendemos que se a família não estiver bem o aluno também não estará, disse a psicóloga Larissa Angelo Pereira.

Para a coordenadora Andrea Gomes Araújo, esse é um trabalho de formiguinha, mas as famílias já percebem que somos apoio, que oferecemos um trabalho humanizado. Hoje são 160 famílias, algumas vem em todas as oficinas, outras em algumas e tem aqueles que não se interessam.

Paralelamente é desenvolvido o Projeto de Fortalecimento de vínculos que no ano passado realizou a Colcha de retalhos, que segundo a Assistente Social Andrea Gomes Araújo teve um resultado surpreendente, com muitas transformações.

+ Fotos: