Alunos da Acesa visitam Mostra no Espaço Flavio de Carvalho

Alunos da Acesa visitam Mostra no Espaço Flavio de Carvalho

Exposição foi aberta no dia 27 de agosto, para lembrar os 120 anos de nascimento do ícone modernista
Exposição foi aberta no dia 27 de agosto, para lembrar os 120 anos de nascimento do ícone modernista

O Espaço Cultural Multiuso Flavio de Carvalho recebeu a visita de alunos da Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (Acesa) para conhecer a Mostra Cultural que leva o nome da entidade, em homenagem ao multiartista Flávio de Carvalho. A exposição foi aberta no dia 27 de agosto, para lembrar os 120 anos de nascimento do ícone modernista.

Os alunos, acompanhados de seus pais e da equipe técnica da Acesa, foram recebidos na terça-feira (1º) pela diretora de Cultura, Alessandra Buffa, que os levou para conhecer a Mostra e também um pouco do que é desenvolvido no espaço.

A exposição faz do projeto Espaço Cultural Acesa Capuava – A Arte Para Dentro da Vida, que apresenta trabalhos dos próprios alunos, criados durante as oficinas de musicoterapia e fotografia da instituição.

A visita também serviu para que alunos pudessem conhecer um pouco mais sobre Flavio de Carvalho. Eles viram de perto a maquete da Casa Modernista do artista, que está localizada bem ao lado da Acesa, na Fazenda Capuava, e alguns trajes desenhados pelo modernista.

“A Mostra serviu para levar informações sobre esse belíssimo trabalho desenvolvido em nossa cidade pela Acesa para alunos e pais do Centro Cultural Vicente Musselli, bem como referendar a importância de Flávio de Carvalho Valinhos”, disse Buffa.

O secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, alegou que a visita dos alunos da Acesa à Mostra Cultural demonstra que o verdadeiro papel da cultura é romper barreiras e abrir portas para que todos possam ter acesso aos bens e produtos culturais, inclusive quando são produzidos por pessoas especiais. “Para nós foi uma honra ter recebido em nosso espaço a Mostra Cultural Acessa e também a visita de seus alunos”, disse.

Os atendidos da Acesa que participaram da visita foram Cristiane Gomes e sua mãe Sônia; Daniel Arruda Gatti ,a mãe Denise e a irmã Lavínia; Lucas da Silva Santos e o pai Benedito; Marcos Haroldo de Carvalho Zold e a mãe Socorro; e Welliton Augusto Gusso de Souza e sua mãe Janine.

Também participaram da visita a vice-prefeita, Laís Helena, representando prefeito, Orestes Previtale Júnior, a vice-presidente da Acesa, Silvia Helena Baldin Psciotta, a coordenadora técnica Renata Lobo Catusso e a equipe de profissionais (Elisabete Barreto Leme de Lima, Eunice Aparecida Siqueira, Evandro Santos de Almeida, Flávia Fernandes Martins, Ivanete Batista dos Santos Polegato, Jéssica Jhoane Martins Marques, Natália Caroline Rovere, Patricia Roncaglia, João Soran, Margarete Bonelli e Maurício Squarisi).

Acesa

Iniciativa pioneira na região de Campinas, a psicomotricista Heloísa de Carvalho Crissiuma abriu as porteiras de sua fazenda, antigo reduto do artista Flávio de Carvalho, em Valinhos, para iniciar, na época, um trabalho pouco conhecido para pessoas com deficiência, a equoterapia.

Tia Helô, como era conhecida, iniciava em 2002 um projeto que se tornaria mais tarde uma referência no atendimento da pessoa com deficiência e suas famílias. Nascia assim a Acesa, entidade filantrópica que atua junto à comunidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Presidida por Fernanda Teixeira, a Acesa é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor e de cidadania. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br.