AAPV lembra que prova de vida do INSS pode ser feita por aplicativo de biometria facial

AAPV lembra que prova de vida do INSS pode ser feita por aplicativo de biometria facial

Aposentados e pensionistas beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisam mais comparecer ao banco para fazer a prova de vida. Basta entrar no serviço digital “Meu INSS” e o usuário será direcionado ao aplicativo “meu gov.br”, por meio do qual é possível realizar a biometria facial, sem sair de casa.

Para realizar a biometria facial, o INSS está usando a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Poderão usar esse canal, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

O presidente da AAPV – José Carlos Cazzaccio destaca: “Agora as pessoas podem fazer a prova de vida sem sair de casa, pelo celular de forma simplificada, mas quem tiver dificuldade deve pedir ajuda a um parente, também no Youtube tem o passo a passo com todos os tutoriais”.

Para fazer a prova de vida com biometria facial, basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais (Meu Gov.br na Play Store, Meu Gov.br na App Store) .

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.