Grupo Madia: 50 anos de trabalho, desafios e muitas conquistas

Grupo Madia: 50 anos de trabalho, desafios e muitas conquistas

Irmãos Laércio e Antônio Carlos Madia protagonizam uma das maiores histórias de empreendedorismo da região
Irmãos Laércio e Antônio Carlos Madia protagonizam uma das maiores histórias de empreendedorismo da região

Toda história de sucesso começa com a coragem e resiliência de um ou mais indivíduos para transformar dificuldades em novas oportunidades. E foi justamente assim que, em setembro de 1969, os irmãos Laércio e Antônio Carlos Madia, filhos de imigrantes italianos, deram início a uma das maiores – se não a maior – histórias de empreendedorismo da cidade de Valinhos.

Enquanto Laércio vendia figos no mercadão da capital paulista, Antônio Carlos trabalhava em um grande banco da cidade. O ano, contudo, não foi dos melhores para as safras do tradicional fruto valinhense que, destruídas pelo alto volume de chuvas, trouxeram grandes prejuízos econômicos para os produtores. Diante das dificuldades para garantir o sustento da família, os irmãos se uniram para aproveitar uma oportunidade: adquiriram um posto de combustíveis localizado na Avenida Independência. O que eles não sabiam, contudo, é que dali para frente os irmãos Madia se tornariam um dos pilares do desenvolvimento da cidade de Valinhos.

Os trabalhos no ramo de combustíveis deram tão certo que em 1979 Laércio e Antônio Carlos partiram para uma nova empreitada: compraram o segundo posto da família. Desta vez, localizado na Avenida Dom Nery, onde permanecem até hoje.

O espírito empreendedor dos dois irmãos fez com que, em 1980, buscassem novas formas de diversificar os negócios. Para aumentar os rendimentos, passaram então a utilizar o espaço do fundo do posto – onde hoje funciona uma loja de conveniência - para vender motos usadas.

Em 1981, a loja de motos – já como concessionária Yamaha - ganhou espaço próprio e passou a funcionar do outro lado da rua. O fundo do posto deu lugar à então singela Madia Imóveis. Enquanto um novo universo se abria para a família Madia no ramo imobiliário, a loja de motos conquistava cada vez mais espaço e após algum tempo foi transferida para a esquina da Avenida Dom Nery com Rua General Osório, onde funciona até hoje.
Dois anos depois, em 1986, os irmãos Madia deram mais um importante passo com a criação da Madreal Empreendimentos, empresa dedicada ao ramo de empreendimentos imobiliários.

Ao longo dos anos, as transações realizadas na mesa de reuniões dos irmãos Madia deram origem a importantes projetos que integram o desenvolvimento da cidade de Valinhos como a criação dos condomínios da região do Paiquerê, as construções do Shopping Valinhos, do conjunto comercial Vértice – que possui cerca de 300 salas comerciais -, do Hotel Blue Tree Towers e a execução das obras de infraestrutura em trechos da Avenida Invernada.

Já em 1990, foi a vez da imobiliária ganhar prédio próprio: e do fundo do posto – espaço carinhosamente chamado pela família de incubadora de startups – foi transferida para a área onde hoje funciona a agência dos Correios. E, por falar em Correios, foi justamente a franquia da empresa de correspondências que, a partir de 1991, passou a ocupar o espaço da “incubadora” como mais uma das aquisições da família Madia.

Em 2010, após a construção do novo prédio da Madia Imóveis, até hoje localizado ao lado do posto de combustíveis, o Correio chegou ao local onde está instalado atualmente.

Ao longo de cinquenta anos de uma história repleta de conquistas e inúmeros desafios, os irmãos Madia viram seus sonhos se tornarem realidade através de muito trabalho, luta, dedicação, seriedade e comprometimento.

Hoje, o grupo Madia Moto Sport conta com oito concessionárias na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e foi classificado, em 2018, entre os cinco maiores grupos em número de vendas de motos Yamaha do país. Além de expandir seus negócios para as cidades de Vinhedo e Louveira, a Madreal Empreendimentos ganhou mais um braço: a Madreal USA, com participação na TZZ Hômes, responsável pelo lançamento do condomínio residencial Le Reve, em Orlando. O posto de combustíveis da família é um dos mais tradicionais da cidade e a Madia Imóveis, por sua vez, já contabiliza um total de aproximadamente seis mil imóveis vendidos. Ao todo, o Grupo conta com cerca de 200 funcionários.

Engana-se, contudo, quem enxerga a trajetória do Grupo Madia apenas como uma empreitada financeira de sucesso. É muito mais do que isso. Para os valinhenses, os irmãos Laércio e Antônio Carlos se tornaram exemplos de empreendedorismo, garra e determinação. Uma história que se funde com a história de Valinhos e de toda a região.

Hoje, o Grupo Madia – que ainda tem Antônio Carlos como presidente do Conselho Administrativo - conta também com a colaboração dos filhos de Laércio e Antônio Carlos: Laércio Carlos, Marcos, Marcela e Laura (que apesar de ter seguido carreira na medicina é também parte importante do time Madia). 

Seu Laércio – como era conhecido – faleceu aos 76 anos em 2014. O legado deixado para as novas gerações? Trabalho, honra, seriedade e muito comprometimento.

Sobre novas metas, a família garante: ainda temos no mínimo mais 50 anos de muito trabalho pela frente!

 

LINHA DO TEMPO


1969 
- Os irmãos Antônio Carlos e Laércio Madia compram o posto de combustíveis na Avenida Independência.

1979 – Os irmãos compram o segundo posto de combustíveis da Avenida Dom Nery

1980 – O espaço no fundo do posto passa a ser utilizado como loja de motos usadas

1981 – A loja de motos se torna concessionária Yamaha e passa a funcionar em espaço próprio

1984 – Fundação da Madia Imóveis

1986 – Fundação da Madreal Empreendimentos

1990 – Imobiliária passa a funcionar em espaço próprio, ao lado da loja de motos

1991 – Madia abre a segunda agência dos Correios da cidade de Valinhos, dentro do posto de combustíveis

2010 – Construção do novo prédio da Madia Imóveis 

2010 – Correios é transferido para onde funciona atualmente

2014 – Fundação da Madreal USA

2018 – Madia Moto Sport é classificado como o quinto maior grupo em número de vendas de motos Yamaha no país

2019 – Grupo Madia completa 50 anos de história

 

Nossa história é longa, mas recomeça a cada manhã. Quando andamos pelas ruas e cruzamos com pessoas boas no caminho, uma nova página é escrita.

Somos grandes admiradores dos detalhes que fazem a vida valer a pena, mas nos fascina mais ainda a vida que vira história.

Nossa experiência. Nossa história. A plenitude de uma vida de histórias e experiências que valeram a pena.

Sinceros, dizemos: somos parte da história desta terra. Vimos crescer e acelerar toda a região de Campinas. Vimos de perto a chegada da esperança.

Nós acreditamos na mudança e fizemos parte dela.

Como os imigrantes que há muito tempo aqui chegaram, estufamos o peito com a vontade de crescer e construir ainda mais, degrau após degrau. Conquista após conquista. Aprendizado após aprendizado.

Dizem que todas as estruturas guardam em si o perfume de seu passado. Acreditamos: a história da região se funde à nossa e a nossa se funde à sua. Aqui é nossa casa!

Moramos no abraço da família à mesa, na união do grupo, no nascimento da prosperidade.

Nossa casa fez história e, agora, é hora de celebrar: um brinde à aurora de cada manhã, que traz consigo o recomeço e reabastece nossas energias. Gratidão a todos os que fizeram parte dessa trajetória!

Família Madia
 

+ Fotos: