Fanzine

“Vou trabalhar para ter uma chance na equipe principal”

Quem acompanha e gosta de futebol é bom ficar de olho no atacante Leonardo Passos, de 17 anos. Jogador das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras, Léo tem se destacado com gols em todas as competições que participa com a equipe sub 17.

Atualmente morando no alojamento do clube paulista, Léo começou a jogar bola aos 5 anos, no Clube Atlético Valinhense (CAV). O camisa 11 descobriu que queria ser jogador de futebol quando passou a se destacar nos treinos e campeonatos que disputava. “As pessoas diziam para eu acreditar em mim, porque eu tinha um grande potencial”, relembra.

Há três anos no Palmeiras, ele já viajou para a Espanha duas vezes vestindo a camisa do “Alviverde Imponente”. Em uma das oportunidades, no Mundial Sub 17 que aconteceu em Madri em maio, logo na estreia contra o Atlético Nacional (COL) Léo balançou as redes com um lindo gol de bicicleta. Na final contra o Real Madrid, o atacante também fez o seu, mas o time acabou perdendo nos pênaltis e terminou o campeonato em 2º lugar.

“Nunca parei para contar, mas acho que tenho uma boa média de gols”, comenta ele, que recentemente fez três gols na Copa Belo Horizonte, que reuniu grandes times do Brasil e terminou no último dia 24. “Foi um nas quartas de final contra o Grêmio, um na semi contra o Fluminense e um na final contra o São Paulo”, explica.

As excelentes classificações da equipe são reflexo dos treinos realizados na Academia de Futebol 2. “Treinamos todos os dias, tendo dias que são dois períodos: manhã e tarde”, explica. E o tratamento com os meninos são os mesmos que o do time principal. “A nossa alimentação é orientada pela nutricionista do clube”, diz Léo. E neste ritmo, ele vai trabalhar para ter uma chance na equipe profissional do Palmeiras o mais rápido possível. “Um dia também quero representar a Seleção Brasileira”, sonha.

Fã de Gabriel Jesus, – atacante do time principal do Palmeiras, e que surgiu das categorias de base da equipe – ele acredita que para  conquistar a vaga no time principal uma das principais características é ter raça. “Sempre o Palmeiras foi conhecido por ser um time que tem muita raça. O Gabriel Jesus mostra bastante isso, não desiste de nenhuma bola, não para de correr”, comenta.

E como nada é tão fácil quanto parece, a adaptação foi complicada no início. “Lembro que no começo era muito difícil para mim, até eu acostumar demorou um tempinho”, diz. Léo deixou a família em Valinhos, e, devido aos compromissos como atleta, a saudade às vezes aperta. “Eu volto para casa após os jogos aos sábados, depois meu pai me leva na segunda-feira para treinar. Passo poucos dias com eles”, comenta.

E ele também já quis largar o sonho de lado, mas amadureceu a ideia de crescer antes do tempo. “Passam tantas coisas por minha cabeça, que muitas vezes pensei em desistir, mas hoje não mais. Só penso em trabalhar e dar meu melhor sempre, porque um dia tudo vai dar certo”, acredita.

 

Raio X
Nascimento:
Campinas
Nome: Leonardo da Silva Passos
Idade: 17 anos
Clube: Palmeiras
Posição: Atacante

COMPARTILHE NAS REDES