ENTREVISTAS - Pedro Sidnei Pellegrini – Presidente do Sindicato Rural

ENTREVISTAS - Pedro Sidnei Pellegrini – Presidente do Sindicato Rural

“Nosso objetivo é continuar lutando pelo fortalecimento da agricultura”
“Nosso objetivo é continuar lutando pelo fortalecimento da agricultura”

RAIO-X
Pedro Sidnei Pellegrini
– Presidente do Sindicato Rural de Valinhos
Idade:56 anos
Cidade de nascimento: Valinhos
Profissão: agricultor

“Nosso objetivo é continuar lutando pelo fortalecimento da agricultura”

No dia 29 de maio de 1969, nascia oficialmente em Valinhos uma das mais importantes entidades da história da cidade: o Sindicato Rural. Inicialmente formado por grandes proprietários de fazendas que buscavam representatividade para a categoria dos proprietários, o Sindicato teve sua primeira eleição realizada em 14 de março de 1970, conduzida por um funcionário da FAESP - Federação da Agricultura do Estado de São Paulo designado pelo Procurador Regional do Trabalho. Cinquenta e nove pessoas participaram do primeiro pleito que elegeu como presidente Dr. Fernando Leite Ferraz.
Em entrevista à Folha de Valinhos, o atual presidente do Sindicato Rural, Pedro Pelegrini, fala sobre história e sobre os desafios do trabalho desenvolvido à frente da entidade.

Por que a fundação do Sindicato é datada em 29 de maio de 1969?
Esta é a  data em que foi outorgada a carta sindical.

Quem foram os primeiros a integrar a diretoria do Sindicato Rural?
A primeira diretoria foi formada pelos seguintes membros:
Efetivos: Fernando Leite Ferraz – Arildo Antunes dos Santos – Walter Bomer – Sebastião Waldemar Borin – Arnaldo Rafael de Oliveira Campos – Joaquim Antonio Martins Franco – Mario Kimpara.
Suplentes: Mario Juliato – João Bissoto Filho – Antonio Spanholeto – Ataíde Teixeira Pinto – Katoci Yonemura – Osvaldo Trombeta – Francisco de Castro Junior.
Para conselho fiscal: Armando Von Zuben – João Von Zuben – Natale Roncaglia.
Suplentes: Salvador Plínio Sigrist -  Totaro Honda.
Com os membros acima formou-se a primeira diretoria, tendo Dr. Fernando Leite Ferraz como primeiro Diretor/ Presidente .

Quais foram as principais conquistas no decorrer desses anos?
Primeiramente o reconhecimento dos agricultores, pois se não fosse isso não estaríamos completando os 50 anos. Conseguimos manter o que já conquistamos através do apoio de todos os presidentes, diretores, associados, funcionários e principalmente o Sr. René Buzato que conduziu a parte administrativa por mais de 35 anos. A prestação de serviços nos setores de Administração, Departamento Pessoal, Previdência, Cursos e Treinamentos em parceria com o SENAR/SP, sempre para melhor atender a todos os agricultores.

Quais as principais dificuldades enfrentadas?
É preciso compreender problemas relacionados a agricultura e buscar alternativas para melhorar as condições de trabalho no campo e na qualidade de vida dos agricultores.

Como atual presidente quais as metas para os próximos dois anos?
Novas parcerias, novos projetos, sempre buscar o melhor atendimento para o produtor rural. Nosso objetivo é continuar lutando pelos direitos e ajudando o fortalecimento na agricultura.

A urbanização cada vez mais aceleradas das cidades tem causado prejuízo para os agricultores? Por que?
Para a agricultura não há prejuízo, o maior prejuízo é para a área urbana, os mananciais de água estão ficando cada vez mais escassos e há uma a grande diminuição no nosso cinturão verde, uma vez que os produtores não produzem só figo e goiaba, são grandes produtores de água e áreas verdes que são de suma importância para nossa sobrevivência.

A agricultura familiar está ameaçada em Valinhos?
Os produtores enfrentam várias dificuldades no trabalho do campo, as mudanças climáticas que interferem nas condições da lavoura, as dificuldades na comercialização e a falta de mão-de-obra, e com a valorização da terra e a grande especulação imobiliária cada vez mais o produtor acaba transformando a sua área em lotes urbanizados.

Quantos agricultores sindicalizados existem hoje em Valinhos?
270

O Sindicato tem feito diferença no dia a dia destes produtores? Qual?
A diferença é a administração, a prestação de serviços e irmos em busca de conhecimentos para que possamos oferecer um trabalho de qualidade.

PRESIDENTES
Fernando Leite Ferraz
Luiz Antoniazzi
Arildo Antunes dos Santos
Wilson Tordin, Elso
Aparecido Previtale
Odair do Nascimento
Carlos Adilson Roncaglia
Alci Roberto Previtali
Yoshinobu Kusse
Pedro Sidnei Pellegrini (atual).