ENTREVISTA DA SEMANA - Gustavo Previtali fala sobre os preparativos para a Festa do Figo

ENTREVISTA DA SEMANA - Gustavo Previtali fala sobre os preparativos para a Festa do Figo

Gustavo Previtali: Presidente da Comissão Organizadora da 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba
Gustavo Previtali: Presidente da Comissão Organizadora da 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba

RAIO-X
Nome: Luis Gustavo Previtali
Idade: 26 anos
Formação: Bacharel em administração de empresas e comércio exterior
Presidente da Comissão Organizadora da Festa do Figo e Expogoiaba
Diretor de Indústria, Comércio e Serviços - Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Venham para nossa festa! A entrada franca, são 13 dias de uma ampla programação e muitas atrações. Prestigiem a festa, prestigiem os agricultores. Vamos fazer desse evento uma grande confraternização em Valinhos. Para todos os visitantes, não só de Valinhos, venham conhecer tradições valinhenses. Estamos trabalhando para construir a melhor estrutura para receber valinhenses e moradores de todo o País. Venham pra festa!

A 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba abrirá as portas no próximo dia 18 com atrações artíticas e culturais para toda a família. Para saber mais sobre os preparativos para o evento e os detalhes da mais tradicional festa valinhense, a Folha de Valinhos conversou o presidente da Comissão Organizadora, Gustavo Previtali.

Quais as expectativas para a Festa do Figo 2020?
Ótimas expectativas, as melhores possíveis, grande quantidade de frutas. Mesmo com um pouco de atraso na safra do figo, nos meses de novembro e dezembro, a quantidade será grande para todos os dias de festa. O parque de exposições já está sendo preparado com toda a infraestrutura necessária para receber o público. Roda a Comissão Organizadora está muito empenhada trabalhando para garantir o máximo de conforto e comodidade aos visitantes. Nossa festa é uma das mais tradicionais do Estado e mesmo do Brasil, acontece ininterruptamente há 71 anos. Todos os anos nossos agricultores se esmeram para oferecer aos visitantes as melhores frutas de suas plantações. É um evento festivo, alegre, com um variedade enorme de atrações, para toda a família.

Haverá algum diferencial na festa? Qual?
Todos os anos há muitas novidades na Festa do Figo e Expogoiaba. Cada produtor, expositor e mesmo a Prefeitura trabalham para trazer sempre novas atrações ao público. Este ano,o feriado do padroeiro de Valinhos, São Sebastião, cai numa segunda-feira, fim de semana prolongado, e teremos programação especial neste dia. O grande diferencial da festa continuam sendo a exposição e leilão de frutas, a venda das frutas feita diretamente pelo produtor, o agroturismo, as muitas opções de gastronomia, com pisa da uva e tombo da polenta, e tudo mais que nossa festa oferece. Quem for ao parque os 13 dias terá sempre opções de atrações para se divertir.

Qual a expectativa de público?
Assim como nos últimos anos, esperamos um público de aproximadamente 150 mil pessoas, que vêm de cidades da região, de São Paulo e até de outros estados. Temos muitas excursões para nossa festa. Estamos esperando famílias para que todos possam aproveitar muito o evento.

Quanto a Prefeitura está gastando para promover o evento?
Ainda não temos o balanço fechado, mas a comissão trabalha da mesma forma que nos últimos anos, para promover um evento seguro, com infraestrutura adequada e gastando o menos possível de recursos públicos. Nosso foco é resgatar a tradição da Festa do Figo, uma festa que foi criada pela própria comunidade, para construir a Matriz de São Sebastião e valorizar a fruticultura local. A Festa do Figo está diretamente relacionada com a história de Valinhos, com a imigração italiana, japonesa, é um patrimônio cultural de Valinhos; Nossa festa é uma festa dos moradores da cidade, dos produtores, das famílias. Queremos trazer as famílias para o parque para aproveitarem as atrações tranquilamente.

Como presidente da Festa, qual seu principal desafio?
Vejo como principal desafio justamente manter e resgata cada vez mais as tradições valinhenses, procurando organizar uma festa pra a família onde ela pode encontrar um ambiente tranquilo de entretenimento, conhecer um pouco de nossas raízes culturais, da influência italiana e japonesa, entender um pouco mais sobre nossas frutas, as grandes estrelas da festa, e ter acesso direto aos nossos agricultores. valinhos continua sendo o maior produtor de figo roxo do Brasil, que é chamado de "figo de Valinhos", e também da goiaba de mesa. São frutas frágeis, que exigem muita dedicação para o cultivo. Além do figo e da goiaba, Valinhos diversificou muito sua produção e hoje muitas frutas são plantadas nas chácaras de agricultura familiar. Devemos ter muito orgulho disso.