Entrevista da Semana - Chef Denise Alexandra Ramos

Entrevista da Semana - Chef Denise Alexandra Ramos

A Chefe de Cozinha Alexandra Ramos
A Chefe de Cozinha Alexandra Ramos

RAIO-X
Nome: Denise Alexandra Ramos
Idade: 53 anos
Data de nascimento: 18/12/1965
Cidade de nascimento:  Valinhos
Principal atividade: Chefe de cozinha
Formação: Publicidade e Propaganda pela PUC
Gastronomia e Alta Cozinha pelo IGA

“A sensação de fazer o que amamos, não tem preço”

Após se dedicar integralmente ao cuidado com os filhos durante mais de uma década, Alexandra Ramos decidiu que era hora de retornar ao mercado de trabalho. Apesar de ser formada em Publicidade e Propaganda, resolveu seguir para outra direção. Foi quando deu asas a sua antiga paixão pela culinária e matriculou-se no curso de Gastronomia e Alta Cozinha do IGA, onde estudou durante dois anos. Após a formação, encontrou na área uma excelente oportunidade para empreender.

Quando e por onde começou?
Há um ano aproximadamente. Comecei reproduzindo tortas, bolos, antepastos, pães, e demais pratos do dia a dia da minha casa, que faziam grande sucesso entre a família e amigos 

Quais serviços oferece?
Preparo desde um menu completo para um almoço ou jantar, pequenos pratos do dia a dia , tortas, bolos, sobremesas, pães , eventos à domicílio com cardápio personalizando dentre outras demandas, de acordo com as necessidades do meu público. Costumo dizer aos meus clientes que a partir do momento em que fechamos uma parceria, eu levo tranquilidade e sabor à sua mesa.

Quando surgiu a ideia de empreender?
Quando as pessoas começaram a encomendar minhas coisas. Cada vez que um grupo de amigos tinha a oportunidade de degustar algum de meus pratos já saia uma encomenda, quando levavam os pratos para suas casas alguém de seu meio pedia o meu contato, assim criou-se naturalmente um ciclo aonde a idéia de empreender aconteceu quase que naturalmente.

Quais foram (ou são) as principais dificuldades? 
A princípio um pouco de medo de sair da zona de conforto. Eu amo cozinhar, porém cozinhar para amigos e familiares é uma coisa, quando o leque se abre é mais desafiador. Eu sou muito crítica comigo mesma, então, a cobrança é grande. Estou sempre me atualizando e experimentando novos sabores, não me contento com “mais ou menos”, ou está ótimo ou está maravilhoso!

Quais foram as principais conquistas contabilizadas até agora?
Sim. A sensação de estar fazendo o que ama, a sensação de receber no dia seguinte a uma entrega a mensagem de uma cliente elogiando os serviços, isso não tem preço ! Quanto a valores, houveram investimentos. Eu preparei e equipei a minha cozinha somente para atender a pedidos, porém, já estou tendo retorno financeiro sim.

Como realiza a divulgação de seu trabalho? 
A maioria das minhas vendas são por indicação, uma cliente que indica para outra. As redes sociais também ajudam. Estou no instagran como @alexandra.gastronomia.

Há quem diga que apesar das mulheres já terem conquistado muito espaço no mercado de trabalho, ainda existe desigualdade entre as oportunidades para homens e mulheres. Você concorda com essa afirmação? Por que?
Sim.  As diferenças ainda existem porém estão diminuindo, as mulheres estão cada vez mais atuantes. Eu mesma não acreditava que um dia pudesse ter conquistado a minha liberdade financeira, oportunidades existem para todos, falta muitas vezes atitude e coragem. Não é fácil, o caminho é árduo mas a recompensa vêm.

 

+ Fotos: