Ter a mente de Cristo

Ter a mente de Cristo

Coluna Momentos

com pastor Rui Mendes Faria

Amados leitores, vocês sabiam que é possível ter a mente de Cristo? O apóstolo Paulo escreveu assim “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2.16). Ao dirigir-se aos seus filhos na fé, disse-lhes que todos os que se convertem dos seus maus caminhos e recebem a Jesus como Senhor e Salvador, tem a mente de Cristo.

Mas, o que ele quer nos ensinar? Ele afirma que nos é revelada a sabedoria de Deus a respeito do Evangelho da salvação, algo incompreensível para a mente humana, porque tudo o que vem de Deus só se compreende espiritualmente. Somente aqueles que nasceram de novo e se tornaram filhos do Deus Vivo podem compreender as coisas espirituais, porque a estes foi dado discernimento por meio do Espírito Santo.

Dessa forma, compreendemos que só é possível ter a mente de Cristo através da ação do Espírito Santo: “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2.11). Portanto, ter, de fato a mente de Cristo, é viver e amar como Jesus viveu e amou. Com sua fé inabalável, Jesus obedecia ao Pai incondicionalmente e seguia a direção dada pelo Espírito Santo em todas as situações.

Ao tomar decisões, ao falar, ao curar, ao orar, Ele jamais agiu de forma precipitada e sempre usou da sabedoria e do discernimento que recebia do Alto. Era paciente, misericordioso, tardio em irar-se e profundamente amoroso com todos.Do mesmo modo, Deus quer todos os seus filhos sejam assim, mas para isso é necessária a renovação do nosso entendimento (Romanos 12.2).

Na medida em que buscamos viver conforme a mente de Cristo, deixamos de nos afligir com as coisas da terra e passamos a nos ocupar com as coisas do Céu: “Buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus” (Colossenses 3.1). Quando tivermos a mente de Cristo, exalaremos o temor a Deus, o Seu amor e a Sua paz. Sobre esses dons, porém, falaremos em outra oportunidade. Amados leitores, agora que vocês sabem que podem ter a mente de Cristo, desfrutem desse privilégio e tenham um excelente final de semana e uma nova semana muito abençoada.