Saúde

Reinvente-se

Dezembro é um mês de celebração de Natal e espera do próximo ano. Muitas pessoas aproveitam esse momento para fazer uma reflexão e reavaliação de como foi o ano que passou. Porém para muitos, trata-se de um momento de angústia e ansiedade, pois nessa época a pessoa se sente na obrigação de “ser feliz” e comemorar, mas na realidade não considera que existam motivos para isso
Iniciar um novo ano marca com mais exatidão aquilo que se foi, que se perdeu, trazendo a tristeza das promessas não realizadas e o medo de novas frustrações no futuro, influenciando seu estado de humor e dificultando o desenvolvimento de novos planos para o ano que está chegando. Mas também representa renovação, felicidade e novos objetivos.
Nesse momento é importante avaliar como foi o ano que passou, identificando as metas alcançadas, conquistas obtidas, momentos prazerosos e marcantes, metas que ficaram paradas ou que foram mudadas e situações desagradáveis vivenciadas.
Reavalie seus projetos e os caminhos escolhidos, se não estão dando certo, talvez seja a hora de parar e pensar em novas estratégias ou em mudanças. Estabeleça metas possíveis de serem alcançadas e se for necessário transforme-as em submetas para avaliar melhor os resultados. O mais importante é você se reinventar!!! Não deixe sua meta parada!
Muitas vezes não alcançamos o nosso objetivo por medo. Medo da frustração, de não dar certo, medo do fracasso, mas não podemos deixar isso acontecer! Portanto busque alternativas e estratégias para enfrentar seu medo e realizar seus objetivos.
Cuide-se, mantenha em alta sua autoestima, faça programas prazerosos e fique próximo de pessoas que façam você se sentir bem. Faça as coisas com paixão, procurando sempre fazer o seu melhor.
Aproveito para desejar um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, cheio de paz, saúde, amor e realizações, não se esquecendo de sempre cuidar do seu bem estar e da sua saúde mental!
Abraços,

 

Maria Fernanda S. Palaro
Psicologa
CRP 06/104875

COMPARTILHE NAS REDES