Poema de aluno da rede municipal vence etapa Estadual de Olimpíada

Poema de aluno da rede municipal vence etapa Estadual de Olimpíada

Gustavo contou com a orientação da professora Vanda Valéria Morales Fassina para escrever seu poema vencedor
Gustavo contou com a orientação da professora Vanda Valéria Morales Fassina para escrever seu poema vencedor

Gustavo Gabriel Domingues, de 10 anos, teve seu texto escolhido na Etapa Estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa
Quatro gerações de uma família morando na mesma casa no campo e o gosto pela leitura. Dessa combinação surgiu o poema “Memórias”, vencedor da Etapa Estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. O autor, Gustavo Gabriel Domingues, estuda na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, no Parque Portugal, em Valinhos. Ele tem 10 anos de idade e está no 5º ano.

Gustavo contou com a orientação da professora Vanda Valéria Morales Fassina para escrever seu poema vencedor.  A notícia de que o aluno da EMEB do Parque Portugal conquistou o primeiro lugar na Etapa Estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa  foi muito celebrada pela Secretaria de Educação. Esse é um feito inédito para as escolas da Rede Municipal.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma realização do Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social. A notícia também foi muito comemorada e comentada por alunos e professores da EMEB Marli Bazetto, especialmente por Gustavo e pela professora Vanda. Os dois trabalharam com determinação para a inédita conquista.

O poema de Gustavo passou pelo processo de seleção dentro da sua escola e foi encaminhado para a Etapa Municipal, que aconteceu no dia 5 de setembro, quando uma comissão julgadora escolheu o escolheu entre outros sete encaminhados pelas escolas municipais para representar Valinhos na Etapa Estadual.

A comissão foi formada pelas professoras Rogeria Viana D. Nicoletti, Neusa de L. Fernandes Andrade, Luzia de Cássia Betti, a vice prefeita Laís Helena dos Santos Aloise, Andrea Righeto, Alzira Maria Sá Magalhães Cavalcante e Marisa Renata Angeli.

Gustavo, que está entrando na adolescência, conta que a inspiração veio da rotina na Fazenda Guariroba, ao lado de sua mãe Fabiana, governanta na sede da fazenda, de seu pai, Paulo, que é jardineiro, e seu irmão recém-chegado, Caio.

Segundo ele, a ideia de construir um poema contando as memórias de sua infância, veio logo que o tema da Olimpíada, “O lugar onde vivo”, foi proposto à classe. “A fazenda Gariroba é onde vivo com meus pais, onde viveu meu bisavô e hoje também vive meu avô. Toda a história da minha família está lá”, contou.

Alegria

O menino, que sonha ser jogador de futebol, tem o dom da escrita e não esconde a alegria da sua primeira conquista no campo literário. “Estou muito feliz”, disse. Para o diretor da EMEB Marli Bazetto, professor Edvaldo Batista dos Santos, a notícia da conquista de Gustavo foi muito comemorada. “Nós aqui na escola trabalhamos para atingir resultados de excelência. A conquista de Gustavo é uma conquista de todos nós”, afirmou.

A professora Vanda disse que, desde a inscrição até a conquista,  tudo foi dividido com a classe e que todos os alunos comemoraram juntos. “Posso dizer que não foi fácil. Mas isso é o resultado da escolarização com vários gêneros literários com os quais todos os alunos têm contato ao longo dos anos”, afirmou.

Vanda disse que ficou muito feliz com o resultado. “É algo que a gente espera e ao mesmo tempo não espera. O que aconteceu com o Gustavo é uma construção de vários anos e tem o trabalho de outros professores”, disse.

Segundo a professora, uma das coisas que mais lhe chamaram a atenção foi a reação da classe, que se surpreendeu com o resultado, pois não acreditava que poderia chegar tão longe. “Teve um aluno que afirmou que , embora não tivesse sido ele o autor do texto, se sentia um vencedor”, contou.

“A conquista do Gustavo e da professora Vanda deve ser  celebrado por todos nós. É resultado do empenho coletivo da Unidade Escolar e de todo o trabalho desenvolvido na Rede Municipal”, disse o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell.

Semifinal

Entre os dias 4 e 7 de novembro, Gustavo e a professora Vanda irão se juntar a outros 569 semifinalistas de todas as categorias da Olimpíada de Língua Portuguesa - Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião, num grande evento em São Paulo. Nessa fase, professora e aluno irão participar de atividades culturais e de formação.

Etapa Municipal

Na Etapa Municipal, além da categoria Poema, também foram selecionados para a Etapa Estadual os textos da categoria Memórias Literárias, “Memórias de um valinhense que conquistou o país”, da aluna Kamila Mendes de Moraes Santos, da EMEB Governador Orestes Quércia, e da categoria Crônica, “Pé de Figo”, da aluna Ana Carolina Ferraro Romeiro, da EMEB Governador André Franco Montoro.

Gustavo e a professora Vanda Valéria Morales Fassina na frente da EMEB professora Marli Bazetto no Parque Portugal

 

+ Fotos: