Observatório Abraão de Moraes terá “Noite com as Estrelas”

Observatório Abraão de Moraes terá “Noite com as Estrelas”

Prefeitura de Valinhos

O Observatório Abrahão de Moraes realiza nos dias 10, 11 e 12 mais um  final de semana “Noite com as Estrelas”. Trata-se de um evento de observação noturna, aberto a escolas e ao público em geral e inteiramente gratuito que ocorre sempre às sextas, sábados e domingos de Lua crescente.

A observação ocorre por grupos de no máximo 30 pessoas. Nestas noites o público tem à sua disposição dois telescópios MEADE de 12 polegadas, Prometeu e Asterix, com os quais poderão observar a Lua, suas crateras e montanhas, os planetas que estiverem visíveis neste momento (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), aglomerados estelares, nebulosas, estrelas múltiplas, etc.

 

Ao mesmo tempo, o público recebe uma verdadeira aula ao ar livre, de reconhecimento do céu e de Astronomia. Em caso de céu encoberto as observações são substituídas por uma palestra, filme com tema astronômico ou visita aos instrumentos do Observatório.

Os interessados devem agendar suas participações pelo telefone: (19) 3856 5400, de segunda a sexta das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 ás 17:00 horas.

Para saber as datas dos próximos "Noite com as Estrelas", consulte a agenda

O OBSERVATÓRIO

O Observatório Abrahão de Moraes (OAM) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) foi fundado em 19 de Abril de 1972 e desde então vem desempenhando suas funções como laboratório científico e ao mesmo tempo como difusor do conhecimento através de suas atividades de ensino e divulgação científica. Seu nome é uma homenagem ao Prof. Abrahão de Moraes (1915-1970), astrônomo e matemático, Professor Catedrático da Escola Politécnica da USP e diretor do IAG-USP

Situado no município de Valinhos, porém com acesso por Vinhedo, ocupa uma área de aproximadamente 450.000m2, com cobertura vegetal formada por mata nativa onde encontram-se abrigadas e protegidas várias espécies de plantas e animais silvestres.

+ Fotos: