Não confie no seu coração

Não confie no seu coração

Coluna Momentos

por pastor Rui Mendes Faria

Querido leitor, hoje quero falar de um importante ensino contido na Bíblia: Não confie no seu coração. Por tudo o que já li e ouvi, creio que este seja um dos assuntos mais explorados por pessoas bem ou mal intencionadas.

Não sei se você já leu algum livro de auto ajuda, assistiu alguma palestra ou programa de TV, visualizou algo nas mídias sociais cujo objetivo era divulgar o equivocado conceito de que devemos confiar e seguir a voz que vem do nosso coração. São frases como: “Acima de tudo, siga o desejo do seu coração!”, ou “Dê valor ao que vem do seu coração!”, ou mesmo “Confie na sabedoria do seu coração!”. Tais frases e outras semelhantes, passam a ideia de que devemos tomar decisões baseadas em nossas emoções, que obviamente, são sempre agradáveis a nós, ainda que contrariem o direito de outros. Não é mesmo?

É comum vermos pessoas de sucesso dizer terem seguido o desejo do coração, mas não vemos ninguém que fracassou aparecer em público dizendo que errou ao fazer o que dizia o seu coração. Você não acha isso interessante?  O fato é que ninguém gosta de ser desmoralizado e se tornar motivo de vergonha. Digo isso, amigo leitor, para que você saiba que seguir a voz do seu coração pode leva-lo ao fundo do poço, digo, uma falência financeira, física, emocional e, até mesmo espiritual. Talvez você já tenha passado por isso!

Por outro lado, você sabe o que a Bíblia diz sobre esse assunto? Em Jeremias 17.9, encontramos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Em Provérbios 4.23, lemos: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Você já ouviu o que o Senhor Jesus disse a respeito do coração? Ele disse aos seus discípulos que é do coração que procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Vocês sabiam disso? A verdade, querido leitor, é que nosso coração não é nada confiável! Não podemos dar atenção ao que ele diz e muito menos, tomar decisões baseadas em seus apelos. Minha sugestão é que em todas as situações, sejam as mais simples ou mais complexas, você busque humildemente ao Senhor. Estou certo de que, agindo com humildade Ele te responderá com a sabedoria necessária para que você alcance o melhor resultado. Não acredite em nada sobre o que dizem sobre confiar no seu coração; confie somente em Jesus.

Uma semana de bênçãos de Deus para você!