Inauguração da maior EMEB de Valinhos acontece neste sábado, dia 1º

Inauguração da maior EMEB de Valinhos acontece neste sábado, dia 1º

Evento, que estava marcado para a sexta-feira (31), foi transferido para sábado, dia 1º, às 9 horas
Evento, que estava marcado para a sexta-feira (31), foi transferido para sábado, dia 1º, às 9 horas

Já no sábado, dia 1º, às 9 horas, o prefeito Orestes Previtale (DEM) inaugura as instalações da maior escola de Valinhos, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Alvorada, no bairro Parque dos Cocais, com capacidade para 1,1 mil alunos. da pré-escola ao ensino fundamental. 

De acordo com a Secretaria de Educação, o início do ano letivo na EMEB Alvorada será marcado com a transferência dos alunos da EMEB Emely Tófolo Machado, de educação infantil, que até o ano passado funcionava no prédio localizado no bairro Capuava.

Na nova escola, segundo o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, irá funcionar o infantil 1 e 2 e também salas de aula para atender  alunos do 1º e do 2º anos do ensino fundamental. “Toda a equipe da Secretaria de Educação está empenhada em deixar a nova escola apta para receber seus novos alunos“, disse.

De acordo com o secretário, a transferência de alunos da EMEB Emily Tófolo já estava nos estudos de demanda da Secretaria, que avalia contexto local, praticidade para os moradores e economia para todos. “A mudança não vai interferir na vida escolar de nenhum aluno, pois a nova escola está localizada na mesma região”, disse.

A EMEB Alvorada, na Rua Antônio Carlos Prado, no Parque dos Cocais, terá quatro pavimentos, todos com acessibilidade. Serão 17 salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de informática, salas multiuso, cozinha, banheiros, pátio, salas de professores e coordenação, da direção e para reforço, entre outras instalações.

Obras paralisadas

No início do atual governo, em 2017, as obras da escola estavam paralisadas e abandonadas, com diversos problemas administrativos, inclusive apontados pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), que no final do ano passado declarou irregulares o edital, os contratos e os aditamentos realizados nas duas gestões anteriores.

As obras foram retomadas após a finalização dos trabalhos de uma sindicância interna, aberta em dezembro de 2017, para investigar a entrega da escola Parque dos Cocais sem que as obras estivessem efetivamente concluídas. Uma nova licitação foi aberta e uma nova empresa foi contratada no começo de 2019 para a retomada das obras.

O prefeito Orestes Previtale Júnior afirmou que a conclusão e inauguração da maior escola da cidade era uma de suas metas para o começo de 2020. “Nossa disciplina e determinação em relação às finanças municipais permitiram a retomada das obras, não apenas de EMEB Alvorada, mas de outras que encontramos paralisadas quando assumimos a Prefeitura. Entregar essa obra para a população é sinal de respeito ao dinheiro público e também às futuras gerações”, disse.

Região

A região do Parque dos Cocais, onde está localizada a nova escola, é uma das que mais cresce no município. No final do ano passado a Prefeitura, junto com a HM Construtora, entregou o conjunto habitacional Vivendas dos Pássaros, com mais de 900 unidades e, no final de 2018, também em parceria com a HM, a Prefeitura entregou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Frutal, que passou atender toda a região.

“A EMEB Alvorada, assim como a UBS do Frutal, são importantes equipamentos públicos que vão atender principalmente a demanda crescente por escola nessa importante região da cidade”, disse Orestes.

As obras de conclusão da escola foram realizadas pela empresa Lemam Construções e Comércio S.A, vencedora da licitação. Os recursos, R$ 1,9 milhão, vieram do Fundo de Desenvolvimento Urbano, aprovados por unanimidade, em meados de 2018, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.