Dez dicas de atividades para ocupar a criançada durante a quarentena

Dez dicas de atividades para ocupar a criançada durante a quarentena

Os dias de quarentena mudaram a rotinas de milhares de famílias pelo Brasil.  Com as aulas suspensas, os pais estão sendo obrigados a se adaptar e equilibrar trabalho, supervisão dos estudos dos filhos (algumas escolas já começaram a passar conteúdo online), e o mais desafiador: lidar com o humor da criançada

Para ajudar nessa tarefa, a Folha de Valinhos listou 10 atividades que podem ser feitas em casa e, além de distrair os pequenos, vai garantir divertidos momentos em família.

Missão impossível

Estenda barbantes por um cômodo e peça para a criança tentar passar pelo meio deles sem tocá-los – como naqueles filmes em que o herói não pode deixar o alarme disparar. Registre o tempo que ela leva e a incentive a quebrar seus próprios recordes!

Dia de dobradura


Basta uma breve pesquisa no Google para encontrar dezenas de sites que ensinam como fazer dobraduras. Separe algumas folhas de papel, faça as primeiras junto com a criança e depois deixe ela mandar ver!

Cama de gato
Quem lembra dessa brincadeira? Com tanta tecnologia, seus filhos provavelmente nunca ouviram falar. Para executar a brincadeira são necessários um pedaço de barbante e 2 pessoas (participantes). Corta-se um pedaço de barbante (aproximadamente 1,80m) e amarram-se as duas pontas. Para as crianças é ideal que o barbante seja menor. Colocam-se as duas mãos dentro do círculo e estica-se o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Sem largar o barbante, devem ser enfiados os polegares e indicadores por baixo da cama de gato e tirá-la das mãos do colega sem desmanchar os laços. Depois é a vez do primeiro jogador.

Jogo das Sílabas
Prepare vários pedacinhos de papel com sílabas diferentes. A brincadeira é formar palavras com elas. O jogo pode ficar mais desafiador se em cada rodada se separar aleatoriamente apenas uma parte dos papeizinhos para ser usada

Carta para o futuro
Sugira que a criança escreva uma carta para si mesma que deverá ser aberta daqui a cinco ou dez anos ou quando ela completar determinada idade. Guarde-a bem!

Olhando de cima
Peça para a criança fazer um mapa da sua casa! O desenho deve mostrar todos os ambientes e os principais móveis da casa, como se tudo estivesse sendo visto de cima.

Teatro de sombras
Escolham juntos uma história bem legal de se contar e recortem folhas de papel que representem os personagens. Colem as folhas em palitos, preparem um ambiente escuro com apenas um foco de luz e pronto: vai começar o espetáculo!

Dia da generosidade
Hora de separar algumas roupas e brinquedos que a criança não usa tanto para presentear crianças que vivem com muito menos. Deixe que ela escolha, incentive-a a ter um coração grande e deixe tudo separado para entregar as doações quando este período passar

Para os curiosos
O canal Manual do Mundo, no YouTube, tem vídeos que as crianças curiosas vão adorar – tente as séries “Bora vê”, em que descobrimos como são fabricados diversos produtos do nosso dia a dia, e “O que tem dentro”, em que conhecemos o interior de eletrônicos e outros objetos

Criando jogos
Vamos criar um jogo de tabuleiro? A criança desenha o tabuleiro, com as casinhas, e vocês inventam juntos algumas atividades para fazer em cada casa, com o número de casas que se deve andar se a atividade for realizada. Não há limites para a imaginação!
 

+ Fotos: