Cura Interior – Parte 3: Sobrecarga

Cura Interior – Parte 3: Sobrecarga

Momentos

com Pastor Rui Mendes Faria

Querido leitor, dando continuidade ao tema que estamos trabalhando, cura interior, essa semana quero falar um pouco sobre algo que pode nos afligir profundamente: a sobrecarga. Não sei quanto a você, mas, por muitas vezes, me sobrecarreguei com pesos que não deveria ter carregado. Infelizmente, só aprendi isso depois de ter passado dias e noites em profunda aflição e amargura por não conseguir solucionar problemas que, no final das contas, nem eram meus.

Talvez você pense: Mas a vida de pastor é assim mesmo! E você não está totalmente errado. Como um pastor que ama suas ovelhas, muitas vezes sacrifiquei a mim e a minha família para estar próximo nas situações difíceis, mas existe uma grande diferença entre estar presente e trazer para si problemas que não são da sua responsabilidade.

Jesus nos ensina algo muito importante a esse respeito: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Sobrecarregado significa estar excessivamente carregado; levar sobre si um peso muito maior do que se pode suportar. Viver sobrecarregado, é caminhar com algo que diariamente nos aflige e desgasta física, mental e espiritualmente por tomarmos para nós a responsabilidade de dar solução a problemas para os quais não fomos consultados. Normalmente, isso ocorre por falta de discernimento sobre como melhor ajudar alguém em situações difíceis.

E isso é mais comum do que você pode imaginar. Querido, pense por um instante e veja se você não está vivendo uma situação parecida. Faça uma análise das lutas que você está enfrentando e veja se não é o caso de você estar sobrecarregado com problemas que não são seus. Mas a Bíblia nos mostra que Jesus não só diagnostica o problema, como também, apresenta a solução: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 10.29-30).

Aprender de Jesus é a saída para as sobrecargas da vida. É Ele mesmo quem garante! Se você identificou que em sua vida existe uma situação de sobrecarga, busque a ajuda do Senhor; só Ele pode lhe trazer a paz e a sabedoria necessárias para uma vida tranquila. Fale com seu líder espiritual e, caso não o tenha, procure-nos. Serás bem-vindo!

Tenham todos uma semana muito abençoada e livre das sobrecargas.