Publicado em:

Momentos
com Pastor Rui Mendes Faria
Querido leitor, dando continuidade ao tema que estamos trabalhando, cura interior, essa semana quero falar um pouco sobre algo que pode nos afligir profundamente: a sobrecarga. Não sei quanto a você, mas, por muitas vezes, me sobrecarreguei com pesos que não deveria ter carregado. Infelizmente, só aprendi isso depois de ter passado dias e noites em profunda aflição e amargura por não conseguir solucionar problemas que, no final das contas, nem eram meus.
Talvez você pense: Mas a vida de pastor é assim mesmo! E você não está totalmente errado. Como um pastor que ama suas ovelhas, muitas vezes sacrifiquei a mim e a minha família para estar próximo nas situações difíceis, mas existe uma grande diferença entre estar presente e trazer para si problemas que não são da sua responsabilidade.
Jesus nos ensina algo muito importante a esse respeito: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Sobrecarregado significa estar excessivamente carregado; levar sobre si um peso muito maior do que se pode suportar. Viver sobrecarregado, é caminhar com algo que diariamente nos aflige e desgasta física, mental e espiritualmente por tomarmos para nós a responsabilidade de dar solução a problemas para os quais não fomos consultados. Normalmente, isso ocorre por falta de discernimento sobre como melhor ajudar alguém em situações difíceis.
E isso é mais comum do que você pode imaginar. Querido, pense por um instante e veja se você não está vivendo uma situação parecida. Faça uma análise das lutas que você está enfrentando e veja se não é o caso de você estar sobrecarregado com problemas que não são seus. Mas a Bíblia nos mostra que Jesus não só diagnostica o problema, como também, apresenta a solução: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 10.29-30).
Aprender de Jesus é a saída para as sobrecargas da vida. É Ele mesmo quem garante! Se você identificou que em sua vida existe uma situação de sobrecarga, busque a ajuda do Senhor; só Ele pode lhe trazer a paz e a sabedoria necessárias para uma vida tranquila. Fale com seu líder espiritual e, caso não o tenha, procure-nos. Serás bem-vindo!
Tenham todos uma semana muito abençoada e livre das sobrecargas.