Conheça a biografia de mais três acadêmicos da AVLA

Conheça a biografia de mais três acadêmicos da AVLA

Dando conbtinuidade de apresentar as biografias dos 40 acadêmicos da Acadmeia Valinhense de Letras - AVLA -  a Folha de Valinhos publica nesta quarta-feira, o biografia de mais 3 acadêmicos - Moira Fioravanti, escritora;  Franklin Duarte de Lima e Sebastião Maria, escritor. A AVLA foi fundada no dia 27 de maio de 2021 e deu posseu aos seus acadêmicos no dia 30 de abril de 2022. As publicações também acontecem na edição digital do jornal todos os sábados.

A AVLA tem o objetivo de homenagear os artistas e literatos que deixaram seu legado e valorizar os talentos em atuação com o preenchimento de cadeiras acadêmicas.

A diretoria da AVLA É ASSIM COMPOSTA:André Luiz Rosa (Presidente); Maria Aparecida Crevelari Reis (Vice-Presidente), Wilson Sabie Vilela – Diretor Administrativo, Laís Helena Antonio dos Santos Aloise – 2º Diretor Administrativo; Célia Lopes Bui Reis – Diretor Financeiro; Alexandre Oliveira Fragoso de Lima – 2º Diretor Financeiro; Amanda Barroso, Simone Bellini, Franklin Duarte e Marcel Pazinatto – Vogais.

 

Cadeira 03

Acadêmica – Moira Fioravanti, escritora

Patrono – Rato da Banda do Brejo, músico.

Filha do engenheiro e topógrafo Simir José Moreli Camelini Fioravanti e da costureira Andréa Fiorentino Ceschin, a psicóloga e escritora Moira Fiorentino Fioravanti, ou simplesmente Moira Fioravanti nasceu na cidade de Campinas em 15 de dezembro de 1988, e atualmente vive em Valinhos.

Com hobbies como ler, assistir filmes e séries, estar com amigos para bater papo, brincar e passear com seu cachorro, Moira é psicóloga clínica formada desde 2012 pela PUC-CAMPINAS e com especialização em Psicologia Clínica e Psicanálise pelo CEFAS-CAMPINAS e UNICAMP.

Autora de um livro que é um primor, não somente pelo texto apurado e claro, mas também pela apresentação e pelas gravuras que encantam o leitor a qualquer tempo e de todas as idades. Trata-se da obra: “Meus manuscritos feitos em um quarto escuro à meia noite” – recheado de frases muito bem escritas, de poemas marcantes e crônicas.

Quando se refere à obra que escreveu, assim se expressa: “Desde criança, sempre fui muito observadora e questionadora, de personalidade sensível e profunda, encantada com os livros, a poesia e as palavras. Não sei viver na superfície, nunca soube e ainda não descobri se isso é bom ou ruim (risos). De vez em quando, eu subo, respiro, olho para o céu, mas depois desço novamente. Acredito que é “lá no fundão” que está a vida de verdade.

Ainda segundo a autora - “Meus manuscritos feitos em um quarto escuro à meia noite” começou a ser escrito (importante: à mão e à noite!) há muitos anos, efeito de experiências pessoais, do meu trabalho como psicóloga na área clínica, de horas de análise pessoal e de tudo que sou, sinto, penso e observo, porém foi só em Março de 2021 (período mais crítico da pandemia), em estado de angústia, lendo outros livros (que tanto me inspiraram também!) que veio o insight de publicar (corajosamente) esses manuscritos. Este livro é uma alegoria e também um misto de reflexões/pensamentos/epifanias antigas e atuais, que se entrelaçam, afinal assim são o tempo e a vida: esse processo dinâmico em espiral.

Vale muito a pena conferir esta primeira obra da escritora.

 

Cadeira 04

Acadêmico – Franklin Duarte de Lima

Patrono – Professor Osvaldo Müller

O acadêmico Franklin Duarte de Lima nasceu na capital de São Paulo em 21.05.1983, residindo na cidade de Valinhos desde o ano de 1992.

Filho de Francisco Duarte de Lima (in memorian) e Francisca Maria da Silva Lima, consta em sua constelação familiar os irmãos Fernando, Fernanda, Thiago, Fabiana e Fabiano, e ainda a esposa Carina Wedekin Duarte de Lima e o filho Franklin Duarte de Lima Junior.

Graduado em Administração de Empresas, gestão Pública e cursando Direito, foi eleito para a Cadeira Acadêmica Vitalícia nº 03 da AVLA – Academia Valinhense de Letras e Artes, tendo como patrono o Professor Osvaldo Muller, fazendo parte da primeira Diretoria desta instituição.

Franklin iniciou sua vida profissional aos 15 anos como Patrulheiro na Secretaria de Esportes e Lazer e em 2002 foi aprovado em concurso público para trabalhar no Departamento de Vigilância em Saúde, passando a atuar no Legislativo Valinhense a partir de 2007, retornando à Prefeitura Municipal no ano de 2013 onde desenvolveu vários projetos no Departamento de Turismo.

Cidadão atuante, participa de atividades voluntárias no Terceiro Setor, sendo diretor e colaborador em instituições assistenciais, associações culturais e esportivas de Valinhos.

Colocou seu nome à disposição dos valinhenses para a vereança, conseguindo suplência do cargo eletivo de vereador no ano de 2012. Já em 2016 foi eleito vereador pela primeira vez, sendo o mais jovem eleito daquela legislatura. Em 2020 reelegeu-se para mais um mandato de vereador, sendo ainda eleito presidente da Câmara Municipal de Valinhos para  o biênio 2021/2022. 

Cooperou com o livro “Educação antirracista: infância, resistência, e combate ao racismo”, além da publicação de vários artigos na imprensa valinhense.

Cadeira  5

Acadêmico:  Sebastião Maria, escritor

Patrono: José de A. Sobrinho, escritor

Sebastião Maria nasceu em 18 de fevereiro de 1940 na cidade de São Carlos – SP, mas é cidadão valinhense em título honorário outorgado pela Câmara Municipal de Valinhos, pelos relevantes serviços já prestados à nossa cidade.

Tendo chegado a Valinhos com apenas dois anos de idade, trabalhou por 42 anos na empresa Rigesa onde exerceu a função de gerente de serviços de mercado, expedição e transportes. Foi correspondente do jornal “Diário do Povo” em Valinhos, e por dois anos, colunista do “Jornal de Valinhos” onde escrevia a “Coluna do Vovô”.

No campo da literatura, escreveu a interessante obra “Pérolas de Valinhos” com 2 edições esgotadas, onde recapitula com muita propriedade alguns dos muitos episódios que fazem parte da história de Valinhos.

Casado com a Senhora Darci Maria Donadelli Maria, consta na constelação familiar do escritor os filhos – Gláucia, Adriana, Fernando e Daniele e ainda os netos Gabriel, Thiago, Felippe, Luana, Juliana, Guilherme e Clara e os bisnetos Bianca, Olivia, Gabriel e ainda mais um bisnetinho ou bisnetinha que está a caminho.

Sebastião Maria foi ainda presidente do Lions Club de Valinhos, da Comissão Municipal de Esportes e da Comissão Organizadora da Festa do Figo de Valinhos, foi vereador na Legislatura da Câmara Municipal de Valinhos, e é membro da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Valinhos. Agora imortal, foi eleito para a Cadeira nº 05 da AVLA – cujo patrono é o jurista e escritor Dr. José Almeida Sobrinho.

+ Fotos: