Alunos da rede municipal são homenageados com medalhas em Olimpíadas

Alunos da rede municipal são homenageados com medalhas em Olimpíadas

 

Cerimônia de premiação aconteceu no aduditório da TV Século XXI e contou com a presença do astronauta e ex-ministro de Ciência Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 30,.em Valinhos, com mais de 300 pessoas presentes no auditório da TV Século 21, que cedeu o espaço para a realização do evento, e a participação de autoridades federais e municipais, o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Prefeitura de Valinhos, promoveu a entrega regional de medalhas a alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, premiados na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - e ONC - Olimpíada Nacional de Ciências.

Na cerimônia são enaltecidos os resultados de destaque (medalhistas de ouro, prata e bronze) de estudantes do ensino fundamental e médio das olimpíadas do conhecimento. Da rede municipal de ensino, 40 medalhistas das olimpíadas de 2020 e 2021 foram homenageados.

Entre as autoridades presentes estavam o astronauta e ex-ministro de Ciência Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; a diretor de Promoção e Difusão Cientifica do MCTI, Daniel Lavouras; a secretaria de Articulação e Difusão Científica do MCTI, Cristiane Côrrea; que compuseram a mesa acompanhados da secretária municipal de Educação da Prefeitura de Valinhos, Claudineia Vendemiatti Serafim. Também participaram do evento o coordenador de Promoção e Difusão de Ciências do MCTI, Roberto Freitas, e o Padre Eduardo Dougherty, fundador da TV Século 21, que gentilmente ofereceu o auditório da TV para a cerimônia e foi parabenizado pelos presentes.

Em seu discurso de abertura a secretária Claudineia, representando a prefeita Capitã Lucimara, deu as boas-vindas ao ex-ministro e a todos os membros do MCTI e reforçou a importância da realização das Olimpíadas e do incentivo científico à participação dos estudantes, sobretudo dos alunos da rede municipal de ensino, mas também das redes estadual e particular de ensino.

“Em Valinhos, a Prefeitura tem promovido uma série de investimentos em novos espaços e projetos pedagógicos que desenvolvem o raciocínio lógico e conhecimentos científicos dos alunos da rede, para que desenvolvam maiores habilidades e possam ser motivados à busca por inovações e tecnologias. Todos os participantes hoje aqui homenageados estão de parabéns pela participação e dedicação à competição, em especial nossos alunos da rede municipal que ano a ano vêm se superando e conquistados cada vez mais medalhas”, falou a secretária.

O ex-ministro Pontes também deu os parabéns a todos os participantes das Olimpíadas e reconheceu Valinhos como uma cidade de grande relevância. “É uma cidade muito bonita e importante para o desenvolvimento tecnológico e científico no Estado de São Paulo. Além da beleza da cidade, estou impressionado com a participação de tanta gente neste evento que tem como objetivo destacar a participação destes tantos alunos nas Olimpíadas de Matemática e Ciências, áreas de grande relevância para o crescimento do nosso país”, enfatizou. 

“Ao celebrar os resultados destes estudantes, que recebem certificados e medalhas, o MCTI cria referências positivas, enaltece sua dedicação, bem como de seus professores e escolas e planta um futuro melhor para o país, cultivando sonhos mais altos dos jovens estudantes”, destacaram os representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia.

+ Fotos: