Ultramaratonistas de Valinhos entram na reta final dos preparativos para os 235 km

Ultramaratonistas de Valinhos entram na reta final dos preparativos para os 235 km

A partir de hoje, dia 16, os maratonistas de Valinhos, Marcos Medeiros e Marcos Pereira terão apenas 29 dias para finalizar os preparativos para o grande desafio de completar os 235 quilômetros da Ultramaratona dos Anjos Internacional (UAI) que vai acontecer entre os dias entre os dias 13 e 15 de novembro com largada da cidade de Itanhandu, Minas Gerais.

Desde o início do ano a Folha de Valinhos está registrando os preparativos dos dois atletas para o grande desafio, que estava programado para acontecer entre os dias 9 e 11 de julho mas que em função da pandemia acabou sendo adiado para novembro. A prova acontece em região montanhosa, onde os atletas correm durante o dia e à noite. A previsão é que ao longo da corrida os dois possam algumas pausas curtas, para se hidratar e comer.

Para encarar o desafio da ultramaratona, que tem trechos longos de serra, muitos deles feitos durante a noite, os dois atletas já fizeram vários treinos, de média e longa distância, entre eles 140 quilômetros percorridos  entre o CLT Ayrton Senna da Silva até o município de Morungaba passando por Joaquim Egídio, Bocaina, Vicentão, Usina Salto Grande, Fonte Queimada, Fazenda Palmeiras, Fazenda Bonfim e Cruzeiro.

Nas próximas semanas que antecedem o desafios os treinos devem focar mais ...., o objetivo é estar bem preparado para o percurso e para isso vamos realizar treinos....evitando sobretudo qualquer tipo de lesão”, explica Marcos Pereira.

Para participar da UAI, os dois também recorrem á outros profissionais do esporte para chegarem preparados dentre eles a professora de educação física Larissa Medeiros Personal Trainer e o nutricionista Felipe Atarian e do médico Dr. Daniel Guedes. “É um grande desafio e além dos treinos de resistência, precisamos também de preparo físico, boa alimentação e também preparo mental”, destaca Marcos Medeiros.

Para Marcos Pereira, o maior desafio será a concentração, pois se trata de uma prova longa, feita em estrada de terra e trilhas o que vai exigir muito do corpo. “Além de nossos treinos longos precisamos treinar também nossa concentração para evitarmos ao longo do percurso uma lesão ou desidratação”, comenta.

Além disso, uma equipe de apoio que será feita pelos amigos. A equipe de apoio de Marcos Medeiros contará com Ricardo Rosalen e Thiago Farias e a de Marcos Pereira, terá Pedrinho – irão ajuda-los na alimentação, hidratação, descanso e suporte com suprimentos e primeiros socorros.

O objetivo da dupla é realizar os 235 quilômetros da prova em no máximo 60 horas. Marcos Medeiros, tem 50 anos e participa da UAI pela primeira vez e Marcos Pereira, 57 anos, faz a prova pela segunda vez.

Os dois ultramaratonistas de Valinhos contam com o apoio dos patrocinadores: Shalom Autopeças, Só Touch, a professora de educação física Larissa Medeiros Personal Trainer; BE Academia; Dr. Daniel Guedes e Folha de Valinhos que está fazendo o registro exclusivo da jornada dos atletas neste grande desafio esportivo.
 

+ Fotos: