Campeonato de Futebol de Salão Menores tem início em Valinhos

Campeonato de Futebol de Salão Menores tem início em Valinhos

Competição envolve 800 crianças em 58 equipes e sete categorias
Competição envolve 800 crianças em 58 equipes e sete categorias

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, deu início nesta semana ao Campeonato Valinhense de Futebol de Salão, Categorias Menores. Nesta edição, o campeonato foi denominado Toninho Evangelista a partir da Lei nº 5.811, de 22 de março de 2019. 

As competições começaram nesta segunda-feira (22) e vão até o dia 30 de junho, envolvedo 800 crianças. Elas são divididas em 58 equipes e sete categorias, Sub 8, Sub 9, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 17. As13 agremiações representadas são Country Club, Olé Brasil Society, Sociedade Esportiva Juventude, Grêmio Juventude Valinhense, Clube Atletico Valinhense, Grêmio Recreativo Unidos Jardim Pinheiros, Esporte Clube  América, Colégio Carpe Diem/Ponte Preta, Craquenet, Esporte Clube Castelo,  Reserva Colonial/Michigan, São Marcos Futebol Clube e Unidos do São Luis.

O secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni, o Periquito, destacou a expressiva participação de 58 equipes no campeonato e informou que em breve uma palestra de capacitação de técnica de futebol de salão será ministrada para os coordenadores de cada agremiação. O palestrante será o coordenador técnico Jeferson Novaes, da equipe Pulo do Gato, de Campinas, que disputa a Liga da Federação Paulista de Futebol de Salão.

Toninho Evangelista

Toninho Evangelista foi goleiro do antigo Valinhense e do Operário Futebol Clube. Como profissional, por mais de 10 anos defendeu a Ferroviária de Araraquara e o Botafogo de Ribeirão Preto, sendo convocado para a Seleção Brasileira. Por diversas vezes, travou batalhas com o Rei Pelé e defendeu, alguns pênaltis batidos por ele.

O goleiro  foi também um dos grandes responsáveis pela implantação das escolinhas de futebol da Secretaria de Esportes e Lazer, para dar oportunidade a meninos e meninas nos caminhos do esporte. Foi diretor de Esportes e conselheiro tutelar. Em 2015, ele recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Benemérito concedido a personalidades ilustres, que pelos seus feitos em favor do Município.