Alternativa

Gustavo Gumiero analisa a Covid-19 em novo livro

O sociólogo Gustavo Gumiero lançou o livro ‘Governamentalidades e Biodesigualdade – novas relações de poder e novas formas de existência no século XXI’. Este livro é a tese que o autor apresentou para conseguir o título de doutor em Sociologia. É a primeira tese de Doutorado a analisar a Covid-19 no Brasil e no mundo.

“O tempo da pandemia da Covid-19 exemplifica de que forma a máquina de guerra atua. O vírus disperso é apropriado pela máquina de guerra para fazê-lo de arma contra as populações, com o temor e ameaça que ele carrega e sempre através da linguagem das finanças”, explica Gustavo. De acordo com o autor, nesse período ‘o dinheiro circula ainda mais rápido, em busca de realizações de lucro, de especular e de ganhar’.

“No jogo das finanças mundial, só há um vencedor, personalizado na figura do capitalista coletivo, uma classe reduzida numericamente, mas que possui toda força de decidir o futuro e a vida de bilhões de pessoas”, acrescenta.

“A governamentalidade deve ser entendida como um ato, como sentido de direção e conduta dos homens, dos mecanismos e procedimentos que são usados para atingir tal fim”, explica Gustavo. De acordo com ele, o ser humano do século XXI é submetido e sujeito a diversas formas de governamentalidade: biopolítica, algorítmica, genômica e bélica.

O livro, publicado pela Scortecci Editora, tem 208 páginas divididas em 5 partes e 11 capítulos que abordam o capitalismo, as classes sociais e a civilização moderna. As pessoas interessadas em adquirir o livro podem acessar o site: gustavogumiero.com.br. 

COMPARTILHE NAS REDES