Governador João Doria embarca para Londres em busca de investimentos e cooperação

Governador João Doria embarca para Londres em busca de investimentos e cooperação

 Viagem acontece de 7 a 11 de julho; Desestatização, Transporte, Saúde, Educação e Segurança Pública são prioridades da agenda
Viagem acontece de 7 a 11 de julho; Desestatização, Transporte, Saúde, Educação e Segurança Pública são prioridades da agenda

O Governador João Doria desembarca em Londres no próximo 7 de julho para uma missão de 5 dias. Até o dia 11, cumpre extensa agenda em busca de investimentos e cooperação nas áreas de Infraestrutura, Transportes, Saúde, Educação e Segurança Pública.

A agenda começa com um café da manhã, no dia 8, promovido pela Embaixada do Brasil em Londres, para cerca de 20 investidores do setor de infraestrutura. Durante o encontro, será apresentado o Plano de Concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas) do Governo do Estado de São Paulo, que inclui 21 projetos já em andamento em áreas como ferrovias, rodovias, aeroportos, parques, presídios e zoológico. Os projetos devem trazer ao Estado investimentos de R$ 40 bilhões.

No setor de Transportes, o Governador e Graeme Inglis, da Transport for London, vão discutir ações mútuas na área comercial, relacionado a mobilidade urbana e ferrovias, em específico na modelagem financeira de projetos de concessão e PPP.

Em seguida, o Governador se reúne com Ashley Murdoch, CEO e fundador da CoreThree. Acompanhado pelo Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, Doria vai conhecer o modelo de bilhetagem utilizado pela empresa, que, por meio do celular do usuário, inclui a possibilidade de pagamento para múltiplos modais, com diferenciação de regime de preço de acordo com o usuário.

Doria vai conhecer o sistema educacional do Reino Unido, conhecido como um grande centro na Educação mundial. O objetivo é buscar parcerias para ampliar o acesso à educação e melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas com o lançamento de novas plataformas, sistemas para educação básica e formação de professores.

“Com a reforma curricular brasileira, os estudantes a partir do 6º ano do ensino público passam a ter a disciplina de inglês na grade. Por isso, queremos conhecer o sistema para capacitação de professores na língua”, afirmou o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, que participa da comitiva do Governador ao Reino Unido.

No dia 9, está marcada uma visita ao centro de pesquisa da Astrazeneca, um dos maiores grupos farmacêuticos do mundo, em Cambridge. A empresa, que possui fábrica no interior paulista há 20 anos, demonstrou interesse em construir um centro de inovação em São Paulo.

Na manhã do dia 10, Doria abre o seminário SP Investment Opportunities in The State of São Paulo, na sede do Linklaters, escritório de advocacia multinacional sediado em Londres. Cerca de 80 participantes, entre empresários e representantes de fundos de investimento e de pensão, seguradoras e consultorias participam do encontro promovido pela Invest SP, agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo. Após o seminário, Doria almoça com o príncipe Andrew.

Em seguida, o Governador assina um Memorando de Entendimento entre o Estado de São Paulo e o Reino Unido. “Queremos fortalecer nossas relações bilaterais com o Reino Unido a fim de ampliar o comércio entre as regiões e abrir as portas para investimentos mútuos”, afirma Serson.

Acordos São Paulo e Reino Unido

Desde 2011, São Paulo e Inglaterra têm assinados 11 acordos de cooperação em setores diversos, como educação, meio ambiente, comércio e investimentos, administração penitenciária, cultura, entre outros.

O último documento, de 2017, foi assinado entre o Department for International Trade (Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido) e a Invest SP, agência de investimentos paulista ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

“O Governador Doria certamente vai encontrar uma acolhida calorosa no Reino Unido. Será uma oportunidade de conhecer o imenso entusiasmo que há hoje em nosso país sobre trabalhar e investir no Estado de São Paulo e no Brasil. Estamos muito felizes em aproveitar esta oportunidade para formalizar a cooperação de longa data entre SP e o Reino Unido. O Governador tem uma agenda intensa e muito produtiva para os próximos dias”, afirma o embaixador britânico Vijay Rangarajan.

Comitiva

Participam da comitiva do Governador João Doria ao Reino Unido o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson; o Secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; o Presidente da Investe SP, Wilson Mello; a Coordenadora de Imprensa, Letícia Bragaglia; a Coordenadora de Mídias Sociais, Carolina Goes; a Coordenadora de Projetos Internacionais, Sabrina Bruniera; o Assessor de Relações Internacionais, Alexandre Groszmann; e o Ajudante de Ordens, Marcelo Kamada.