Vídeo traz o Lobo-guará na série sobre animais silvestres

Vídeo traz o Lobo-guará na série sobre animais silvestres

A Prefeitura de Valinhos divulga nesta sexta-feira, dia 3, o quinto vídeo da série especial Conectando Biodiversidade, em parceria com a Associação Mata Ciliar, mostrando detalhes e características de quatro importantes animais silvestres da nossa fauna: a jaguatirica, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a arara.

A segunda série é sobre o lobo-guará. Este primeiro vídeo sobre o animal apresenta as principais características do habitat do lobo-guará no Brasil, o cerrado. Além disso, traz explicações sobre a grande importância desse bioma.

O objetivo da série é despertar o interesse das pessoas, especialmente crianças, em relação à preservação e educação ambiental. Cada animal terá uma série de quatro vídeos, postados um por semana. Serão, ao todo, 16 semanas oferecendo importante material para a população da cidade e da região.

- A primeira série é sobre a jaguatirica: 4 episódios.

- A segunda série é sobre o lobo-guará: 4 episódios.

- A terceira série é sobre o tamanduá-bandeira: 4 episódios.

- A quarta série é sobre a arara: 4 episódios.

A série

Os quatro animais da série de vídeos são encontrados nas florestas da região e foram escolhidos por serem bastante conhecidos e por precisarem de proteção. A mão humana tem dificultado a vida deles, seja por conta da caça ilegal ou das constantes agressões ao meio ambiente e à fauna/flora de forma geral. Todo esse cenário desestabiliza o ecossistema onde eles estão adaptados.

As imagens e histórias dos vídeos são todas de animais atendidos pela Mata Ciliar, que também é produtora dos vídeos. Todos os "atores" são colaboradores da ONG que atuam diretamente na proteção e nos cuidados aos animais. O material retrata a ecologia, habitat, ameaças e os cuidados que eles recebem dos profissionais até poderem voltar à natureza.

A coleção é disponível para visualização no YouTube e no site da Prefeitura de acordo com o andamento das postagens.

Para ver o vídeo desta semana, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=gWGRoruf6lI

Para ver o primeiro vídeo, o link é: https://youtu.be/JyQe3T2M5Ng

O link do segundo vídeo é: https://youtu.be/b8S2n-CgDZI

Para assistir ao terceiro vídeo, o link é: https://www.youtube.com/watch?v=HRXJwRDEEIE&feature=youtu.be

O link do quarto vídeo é: https://www.youtube.com/watch?v=CWzmEpdNy9g&t=2s

O lobo-guará

O lobo-guará, espécie de mamífero, é considerado o maior canídeo do continente Sul-Americano. Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus e, geneticamente, possuí grau de parentesco com o cachorro doméstico e com os lobos selvagens. No Brasil, é encontrado principalmente na região do cerrado. Já fora do país, pode ser visto na Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

O animal possui uma estrutura esguia, com pernas longas e orelhas grandes. A maior parte do seu corpo contém pelos de tons avermelhados, exceto as regiões do tronco e das patas dianteiras e traseiras, que possuem pelos pretos, e do pescoço, do interior das orelhas e da cauda, que contém pelos predominantemente brancos. O lobo-guará pode pesar até 30 quilos e atingir cerca de 90 centímetros de altura.

O mamífero geralmente vive sozinho, pois possui hábito isolado, somente buscando a companhia de outro animal da espécie na fase reprodutiva. Normalmente, a gestação dura cerca de 65 dias, nascendo entre 2 e 5 filhotes. O parto ocorre, normalmente, nos meses de junho e setembro.

Habitualmente, o lobo-guará é visto nas áreas de mata e de campo aberto no início ou no fim do dia e, na maior parte das vezes, não representa ameaça para os seres humanos.

Por ser onívoro, se alimenta de pequenos animais e de frutos, principalmente da lobeira, pequeno arbusto ou árvore que recebeu esse nome por ser um item essencial da alimentação dessa espécie.

Entretanto, devido às estações do ano, a alimentação do lobo-guará pode sofrer alterações. Durantes os períodos de chuva, ele se alimenta principalmente de frutos, já nas estações de seca, devido à escassez de plantas e áreas verdes, o animal caça pequenas presas para poder se alimentar.

A destruição do meio ambiente afeta bastante o lobo-guará, uma vez que, com a falta de áreas verdes, sua alimentação fica mais restrita e, muitas vezes, ele precisa se deslocar para locais distantes do seu habitat natural para poder se alimentar. Esse deslocamento acaba resultando em constantes acidentes, como atropelamentos.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar é uma ONG criada em 1987 com objetivo de difundir os conceitos de conservação dos cursos de água no interior do estado de São Paulo. Para recuperação das áreas degradas e das matas ciliares, a ONG criou um programa de produção e plantio de mudas nativas. Essas ações sempre foram realizadas com as comunidades rurais, que consideramos os verdadeiros “produtores de água”.

Parceira da Prefeitura de Valinhos, a Mata Ciliar recebe animais silvestres resgatados pela Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para posterior reabilitação e soltura no local de origem. Também realiza treinamento de resgate, contenção e manejo de fauna, como feito recentemente com agentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos.

A Mata Ciliar mantém ainda o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos). "Em todos esses programas, sempre incorporamos a Educação Ambiental como a principal ferramenta de mudança para um futuro socioambiental sustentável", diz o site da entidade.

O projeto de educação ambiental com os vídeos surgiu da necessidade de continuar as ações de sensibilização mesmo em tempos de isolamento. A educação ambiental é a melhor forma de evitar que animais continuem sendo acidentados no município. Dessa forma a Associação Mata Ciliar está desenvolvendo uma série de vídeos apresentando as diversas espécies de fauna que ocorrem na nossa região.

Com informações da Associação Mata Ciliar: http://mataciliar.org.br/

Com informações do Educa + Brasil: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/lobo-guara

Assista aos vídeos:

1º https://youtu.be/JyQe3T2M5Ng

2º https://youtu.be/b8S2n-CgDZI

3º https://youtu.be/HRXJwRDEEIE

4º https://bit.ly/2YCkUef

5° https://youtu.be/gWGRoruf6lI