Uma foto vale por mil palavras

Uma foto vale por mil palavras

Dia Mundial da Fotografia traz exposição e recordações de uma infância protegida

O que um sorriso e um olhar podem revelar em uma foto? No Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, a Casa da Criança de Valinhos realiza uma exposição digital com as fotos colecionadas ao longo dos 27 anos de história da instituição.

Para dar ainda mais emoção às imagens, a ex-acolhida Felícia Bueno da Silva, hoje com 21 anos, casada, mãe de Melissa, David e Lorenzo, conta como cada foto simboliza momentos marcantes dos três anos em que morou na instituição. 

“Ainda bem que tenho boas recordações nas fotos e nas minhas lembranças. Recebi tanto amor, cuidado e educação no acolhimento da Casa da Criança, que nem conseguiria explicar em palavras. Eu e minha irmã vivíamos lá. Eu era mais emotiva, assustada, com medo de tudo. O tio Anélio, a tia Adriana, funcionários e voluntários, tinham sempre uma boa palavra de incentivo, contavam histórias, ensinavam fazer comidas gostosas, artesanatos, cantavam e uma delas ainda ficava acordada comigo, quando eu chorava e não consegui dormir. Ela até orava para me acalmar e ninar amorosamente. Quando vejo as fotos, tudo isso vem à minha mente, com muita gratidão e carinho. Sempre serão parte da minha família, da minha história. Tento passar o máximo do que aprendi aos meus filhos”, conta Felícia, emocionada.

Todas as crianças e adolescentes da instituição têm a oportunidade de registrar em fotos, criar um álbum particular, com os melhores momentos em passeios, viagens, aniversários, conquistas na escola, eventos, brincadeiras, tudo que uma família comum faz, como relata a coordenadora da Casa da Criança, Adriana Simões.

“Além de criar o melhor ambiente para os acolhidos, é fundamental que também possam levar para a vida adulta algo concreto das suas vivências. Elementos que possam reforçar a sua trajetória de vida. Não é somente a vida deles que é transformada, a nossa também é tocada fortemente. As fotos trazem boas recordações para todos. O vínculo afetivo com a gente é eternizado e mantemos contato, sempre que possível”, relata Adriana Simões.

A exposição de fotos do acolhimento da Casa da Criança acontecerá no site e nas mídias sociais da instituição durante a semana de 19 a 23 de agosto. Histórias recheadas de emoções traduzidas em fotos, que valem por mil palavras.

Sobre a Casa da Criança de Valinhos

Há 27 anos, a Casa da Criança de Valinhos, reconhecida com o prêmio Melhores ONGs do Brasil e Selo de confiança VOA DOAR, atua como a única organização de acolhimento institucional da cidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, oferecem três frentes de trabalhos sociais e culturais disponíveis à comunidade. Além do Acolhimento Institucional, apresenta o Acolhimento Familiar e o Projeto Janela aberta/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que inclui também a parceria com a Secretaria de Municipal de Cultura e com a Secretaria Municipal de Esportes.

www.casadacriancadevalinhos.com.br