Governo de SP cria 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista

Governo de SP cria 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista

O vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário da Educação Rossieli Soares inauguraram na quarta-feira, dia 18, o 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).

No CIEBP os alunos poderão idealizar projetos e receber mentoria no hub de inovação; trabalhar com cultura maker, programação e robótica; ou ainda, utilizar a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais. Para utilizar o local, as escolas terão de agendar.

O objetivo do equipamento é desenvolver o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”, além de ressignificar os espaços ociosos em escolas. 

“À medida que as escolas vão tendo projetos prontos os alunos poderão prototipar aqui, fazer a impressão 3D e utilizar outros equipamentos ou poderão, ainda, participar de projetos específicos no contraturno. Teremos capacidade de atender até 1.200 pessoas por dia, circulando em vários turnos”, afirma o secretário Rossieli Soares.

O CIEBP também integra a tríade de inovação da Seduc, que tem como premissa os novos componentes do programa Inova Educação como Tecnologia e Inovação; cultural, com o Movimento Inova, e de experimentação, com o Centro de Inovação.