Bar do Ari concorre com petisco de família no Comida Di Buteco

Bar do Ari concorre com petisco de família no Comida Di Buteco

Luiz Felipe Leite
Repórter

Estabelecimento é um dos dois de Valinhos que participa do concurso
Estabelecimento é um dos dois de Valinhos que participa do concurso

Valinhos tem dois bares participantes no Comida Di Buteco, concurso nacional anual que tem o objetivo de eleger os melhores petiscos de bar de todo o Brasil. Concorrem pela cidade o Bar do Ari e o Bar do Dito. A votação é válida até o próximo domingo, 14. A Folha de Valinhos contará a história do Bar do Ari. Já o proprietário do Bar do Dito recusou dar entrevista.

Há 14 anos localizado na Avenida Independência, o Bar do Ari é comandado por Ari Tavares. Ele, que possui 62 anos de idade, nunca havia concorrido antes no concurso. “Fui convidado após indicarem meu bar. Não sei quem foi que indicou. No começo não queria participar, mas depois de me inscrever me empolguei. Agora vou até o fim”, comentou.
A receita do Bar do Ari para o concurso, que necessariamente precisa conter cereais (regra da atual edição do concurso), veio da família do próprio Ari. “Era uma receita feita pela minha avó. Nunca servi no bar. Mas vi que deu certo, pois está saindo bastante. Já servimos mais de 200 porções do ‘Show de...’”, contou.
Apesar da boa quantidade de porções vendidas, Ari é humilde e afirma que será difícil do bar dele conquistar a vitória. “A concorrência é muito forte. Mas mesmo assim não desanimo. Faço minha parte. Agora é esperar pelo resultado”, relatou.

Concurso
Segundo a organização do evento, o Comida di Buteco nasceu em 2000, com o objetivo de resgatar os botecos autênticos, aqueles que todo mundo tem um no coração. Ao longo dos últimos 18 anos estamos desenvolvendo um importante papel de fomento à cultura e a cozinha de raiz.
Os botecos são selecionados de acordo com o perfil do Comida di Buteco, denominados “butecos” com U. São aqueles em que os próprios donos trabalham diretamente no negócio, ajudados por suas famílias. Tem boa comida, possuem “alma” e histórias para contar. São estas histórias que o Comida di Buteco conta e ajuda a transformar. No site do concurso (www.comidadibuteco.com.br) é possível votar no petisco preferido.

Tema
Em anos alternados, o Comida di Buteco tem um tema, que os botecos participantes devem inserir em suas receitas. O tema traz elementos da cultura, aguça a criatividade dos cozinheiros e a curiosidade do público. Para 2017, o tem a escolhido foi cereais. 
Porque são a base da alimentação no Brasil e no mundo; pois apresentam uma grande diversidade de variedades em todo o País; porque essa variedade possibilita muitas combinações e usos incentivando a criatividade; pois em geral não possuem sazonalidades de venda, estando disponíveis no mercado durante todo o ano em todas as regiões do país e porque possuem opções de baixo custo. Os cereais são um tipo de gramínea, uma família de plantas que reúne mais de seis mil espécies em todo o planeta, como o trigo, a aveia e a cevada.

Show de...
Polpetone de carne moída e anchova, recheado com gorgonzola, acompanhado de geléia de pimenta

Serviço
Bar do Ari
Avenida Independência, 1293 – Jardim São Jorge
Segunda à Sábado – 16h30 às 23h30