Projeto Cultura Viva levará arte através de vídeos

Projeto Cultura Viva levará arte através de vídeos

A Secretaria da Cultura levará arte até a casa dos valinhenses por meio do projeto Cultura Viva. A partir de março, os professores terão vídeos gravados com uma apresentação, que serão postados nas redes sociais. A ideia é driblar a pandemia, que impede a aglomeração, e revelar os talentos do corpo docente. O primeiro a se apresentar será o monitor cultural e violinista Rone César Moreira.

A proposta de levar a arte até a população entusiasmou os professores e o secretário de Cultura, Ricardo do Vale. “É uma forma do valinhense conhecer o talento de cada professor”, reforça o secretário. Segundo ele, a previsão é disponibilizar dois vídeos por semana, mostrando as várias modalidades que são oferecidas pela Prefeitura à população, pelos Facebooks da Secretaria e da Prefeitura de Valinhos.

“Achamos a ideia ótima. É um reconhecimento do nosso trabalho”, avalia o monitor cultural e violinista Rone, que inaugura a série de apresentações. As gravações do vídeo iniciaram na última segunda-feira (22). Ao todo, a Secretaria conta hoje com 40 professores, divididos entre teatro, música, dança e artes (pinturas artística e em tela e artesanatos).

Lives

Devido à pandemia, este ano não terão novas matrículas aos cursos oferecidos. Os alunos inscritos no ano passado serão rematriculados e terão retorno virtual. A previsão de retorno das aulas presenciais é para agosto deste ano, seguindo o cronograma de vacina estabelecido pelo Estado.

As lives começarão em março, com cronograma ainda em definição, a ser divulgado no Boletim Municipal da Prefeitura. Este mês foi destinado ao planejamento das atividades da Cultura, que promete algumas novidades.

Os únicos que retornaram as atividades presenciais, mas obedecendo rigorosamente os protocolos sanitários da Covid-19, foram o Corpo de Baile, que tem 10 bailarinos, e a Orquestra Jazz Sinfônica, que foi dividida em naipes (por instrumentos, como corda), para seus ensaios. Ao todo, são 32 integrantes.

Segue link com o making of da primeira apresentação:
https://youtu.be/NAR-id8g8iQ