Ocupe.Arte: Conexões adota o lema #agoraéonline e inicia as atividades em dezembro

Ocupe.Arte: Conexões adota o lema #agoraéonline e inicia as atividades em dezembro

Do dia 4 a 18 de dezembro, o selo Ocupe.Arte: Conexões, projeto de incentivo à cultura da RMC (Região Metropolitana de Campinas), lançará três exposições virtuais. Essa amostra será a versão digitalizada das exposições que ocorreriam em março, de forma presencial. Ela consiste em mais de 120 obras de artistas das cidades de Valinhos e Vinhedo, além de uma terceira exposição, de artistas históricos valinhenses, e estará disponível no site do evento.

Com o lema #agoraéonline, o principal objetivo do projeto é realizar conexões entre os artistas das cidades da RMC, em especial Valinhos e Vinhedo, de forma a movimentar a cena artística regional. Apesar de, nos últimos meses, diversas atividades terem sido retomadas de forma presencial, a escolha dos organizadores de manter as atividades online é um reflexo da insegurança de expor o público ao vírus. Além disso, as restrições da OMS poderiam, possivelmente, limitar o alcance e impacto do evento.

O Ocupe.Arte: Conexões teria sido realizado, de forma presencial, antes da pandemia do Coronavírus, em março deste ano. Logo no início da quarentena, em abril, o coletivo realizou diversas lives e vídeos de cunho artístico e educativo, muitas das quais ainda estão disponíveis gratuitamente no canal do youtube do coletivo. “A importância de manter o Ocupe.Arte é a população ter na cultura aliados para enfrentar essa maré de notícias ruins”, reforçou, na época, Tomás Cajueiro, co-criador do projeto.

Além da exposição, o projeto terá uma loja online, com diversas obras de artistas da região que estão na mostra, e atividades complementares, como a pintura de um grafiti, feita por um artista de Valinhos em Vinhedo e por um artista de Vinhedo em Valinhos, de forma a unir e gerar conexões entre os artistas das duas cidades. Além disso uma série de lives que oferecem dicas de como artistas podem explorar suas redes sociais, vídeos e oficinas.  Tudo amplamente divulgado nas redes sociais do coletivo.

Sobre o Ocupe.Arte

Idealizado por Tomás Cajueiro, fotógrafo e gestor cultural, e Genivaldo Amorim, artista visual e curador, o Ocupe.arte começou em janeiro de 2017 com uma exposição coletiva que reuniu 25 artistas em um imóvel emprestado por um casal de empresários da cidade. Entusiastas e profissionais da arte, Tomás e Genivaldo realizaram o evento como um grande alerta para a falta de espaços públicos adequados para exposições na cidade.

Com do sucesso da exposição e percebendo que havia uma demanda grande por arte em Valinhos, Tomás e Genivaldo, então, continuaram o projeto artístico sob o selo “Ocupe.Arte”. Em março de 2019, um projeto que foi muito impulsionado nas mídias e redes sociais teve início: um álbum de figurinhas, ao estilos dos álbuns da Copa do Mundo, com os artistas valinhenses. 200 figurinhas, de 50 artistas, eram trocadas pela população todo final de semana, em praças públicas.

A ideia tinha um objetivo, estreitar os laços entre os artistas da cidade e o público, carente de cultura em uma cidade sem museu, mas serviu para fortalecer ligações sociais. Durante a pandemia, o projeto foi um escape da população, que se via alienada de cultura em meio ao fechamento de museus, cinemas e teatros.

Programação:  

Exposição dos Artistas de Vinhedo, de Valinhos e históricos de Valinhos:
Abertura: 04/12 (sexta-feira)

Vídeo: O cinema de animação
Palestrante: Mauricio Squarizi
Publicação: 06/12 às 15h
Vídeo no qual o artista discutirá seus processos de produção de filmes de animação.

Oficina Online para pessoas com necessidade especiais (edição 1 e 2)
Instrutora: Amanda Barroso
Publicação: 09/12 e 16/12 às 20h

Oficina online de artes para jovens e adultos
Instrutora: Melissa Costa
Publicação: 11/12 e 18/12 às 20h

Live: ‘Redes sociais para artistas’
Palestrante: Andrea Monteiro
Data: 14/12 às 20h

Pinturas de grafiti em Vinhedo, por um artista de Valinhos:
Artista: Alexandre Filiage

Pintura de grafiti por em Valinhos, por artista de Vinhedo;
Artista: Bruno Nitz
Local: Casa da Criança
Data: a definir

Facebook.com/ocupe.arte

Mídias Sociais da Ocupe.Arte:
Facebook: https://facebook.com/ocupe.arte
Instagram: https://instagram.com/ocupe.arte
www.ocupearte.com.br