Alternativa

Ó1E Cia de Dança participa de Programa de Qualificação

A Ó1E Cia, grupo de dança contemporânea do Centro Cultural Vicente Musselli, da Prefeitura de Valinhos, estará participando do Programa de Qualificação em Artes da POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, Organização Social (OS) que atua junto à Secretaria de Cultura de São Paulo.

A companhia formada por 15 alunos do Centro Cultural tem como coordenadora a professora Marol Andrade e participou da seletiva aberta através de edital da POESIS no final de 2018. Após criteriosa seleção, o grupo foi escolhido para receber orientação artística do Programa de Qualificação em Artes – Dança 2019.

Segundo Marol, a Cia receberá um artista-orientador para desenvolvimento de um trabalho durante o ano de 2019, em encontros quinzenais de 8 horas, 16 horas mensais de estudo e um possível encontro mensal de 8 horas (atividade complementar), sendo que a primeira aconteceu no último domingo, dia 5, com a primeira orientação e visita da curadoria.

Os encontros acontecerão no espaço Multiuso Flávio de Carvalho. “Estamos todos felizes com a oportunidade de desenvolvimento desse trabalho e troca, estávamos em busca de novas experiências, já que o grupo tem 15 anos de existência. Mostra que estamos no caminho certo. Agradeço ao apoio e suporte da Secretaria da Cultura para a realização de nosso trabalho”, disse.

A comissão responsável pela análise e seleção dos grupos e companhias de dança avaliou vários critérios, entre eles a compatibilidade com os princípios do Programa de Qualificação em Artes, disponibilidade, coerência da proposta de pesquisa, tempo de existência do grupo, companhia ou coletivo e análise de seu histórico, observação das relações estabelecidas entre o grupo e seu entorno (bairro, cidade, comunidade, outros grupos de artes), número de integrantes e parceria com a Prefeitura.

“Para nós da Ó1E Cia de Dança é uma grande satisfação ver nosso trabalho reconhecido e de uma forma que irá trazer ainda mais aprimoramento técnico e conceitual para a Cia e para a cidade”, finalizou Marol.

POESIS

POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura é uma organização não governamental que, em 2008, recebeu a qualificação de Organização Social (OS) por parte do governo do Estado de São Paulo, habilitando-se para ser executora de políticas públicas na área cultural.

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral.

A instituição é uma das Organizações Sociais de Cultura parceiras da Secretaria da Cultura no processo de execução dos seus objetivos, por meio da política cultural por ela formulada. Por intermédio de um Contrato de Gestão, a POIESIS cuida da gestão de quatro Oficinas e de Programas Especiais de Formação dirigidos para o Interior, cinco Fábricas de Cultura e de dois espaços culturais: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e Museu Casa Guilherme de Almeida.

 

COMPARTILHE NAS REDES