Evento marca 20 anos da primeira creche de Valinhos

Evento marca 20 anos da primeira creche de Valinhos

Festa acontece dentro da unidade escolar com a participação dos pais e dos alunos atendidos
Festa acontece dentro da unidade escolar com a participação dos pais e dos alunos atendidos

Primeira creche pública de Valinhos, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) São Lucas comemora 20 anos  na manhã do próximo dia 28, com um evento dentro de suas instalações. A festa marca ainda os 123 anos de aniversário de Valinhos.

O evento contará com a presença do prefeito Orestes Previtale, da vice-prefeita Laís Helena e do secretário de Educação, professor Zeno Ruedell. Também contará com a presença dos pais de alunos atendidos pela creche. As crianças farão uma apresentação cantando a música “Trem das Onze”, do ilustre valinhense Adoniran Barbosa.

“O tema do evento de aniversário é o abraço, pois fala de valores, do ato de doar-se ao outro”, explicou a diretora do CEMEI São Lucas, professora Audrey Fantini Francisco.

No dia 27, também dentro das comemorações dos 20 anos do CEMEI São Lucas, será aberta, no saguão do Paço Municipal, uma pequena exposição com fotos e trabalhos em argila, realizados pelas crianças, numa releitura da obra do artista plástico João do Monte.

Segundo a professora Audrey, nestes vinte anos de história, o CEMEI São Lucas já atendeu mais de 900 crianças e ganhou respeito da comunidade pelo trabalho sério e de qualidade desempenhado pela equipe de funcionários e direção, e também pela parceria que realiza com as famílias. “Os frutos desse trabalho de equipe são colhidos nas crianças que diariamente atendemos”, afirmou a diretora.

Atualmente 38 crianças, vindas de diferentes bairros da cidade, dos níveis maternal I e maternal II, são atendidas no CEMEI São Lucas.

Para o Secretário de Educação Zeno Ruedell, a celebração dos 20 anos do CEMEI São Lucas é um gesto simbólico para a história da Educação em Valinhos, pois, antes das mudanças da Lei de Diretrizes de Bases (LDB) em 1996, as creches estavam ligadas à Assistência Social. O CEMEI São Lucas inaugurou uma nova fase passando oficialmente a fazer parte da Educação Básica.

“Depois do CEMEI São Lucas, o município, aos poucos, foi ganhando sua estrutura no que tange às creches municipais. Hoje temos oito creches municipais, ou CEMEIs, temos mais duas em construção, uma no Jardim Nova Palmares e outra no São Luiz, além de quatro unidades atendidas pelo Instituto Esperança e também 10 creches particulares contratadas pela prefeitura”, disse.

A HISTÓRIA

O CEMEI São Lucas foi construído durante a gestão do prefeito Vitório Antoniazzi. Foi uma obra doada por uma família, que recebeu uma bênção após uma promessa feita a São Lucas, pela cura da enfermidade de uma pessoa da família.

Foi assim que Valinhos ganhou sua primeira creche municipal. Recebeu o nome de São Lucas, em agradecimento pela graça que a família recebeu.

Em 2013 a creche foi fechada para uma ampla reforma, feita pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços. Na ocasião, foram instaladas portas-balcão em todas as salas, para deixá-las arejadas, o parque foi delimitado para maior segurança, a cozinha passou por reforma para atender às normas da Vigilância Sanitária e o muro de arrimo também foi refeito.

Todo trabalho realizado com as crianças da unidade escolar sob a supervisão da Secretaria da Educação busca o desenvolvimento global, trabalhando todos os conhecimentos esperados para a idade, focando nos valores que auxiliam a criança no desenvolvimento emocional e social, melhorando sua interação entre os pares e com o mundo em que vivem.

“Visamos a construção integral do ser humano, proporcionando às crianças a visão do certo e errado, da importância dos seus atos nas pequenas ações do dia a dia. Nesse sentido, a equipe gestora e os funcionários estão sempre juntos, trabalhando de forma integrada, não só com as crianças, mas também com as famílias, estando sempre à disposição dos pais no auxilio sobre o bem-estar da criança, orientando-os e trabalhando em conjunto”, disse a diretora Audrey.