Entidade de Valinhos realiza “vaquinha” online para criação de espaço cultural

Entidade de Valinhos realiza “vaquinha” online para criação de espaço cultural

 Área no bairro São Bento passará por reforma para receber cursos de graça para os moradores
Área no bairro São Bento passará por reforma para receber cursos de graça para os moradores

Como transformar a vida das pessoas através da arte? O primeiro passo é garantir o acesso de todos à ela. Pensando nisso a ACAV (Associação Cultural e Artística de Valinhos) e um grupo de moradores do bairro São Bento se uniram e estão à frente de um trabalho pioneiro na cidade: o “Projeto Despertar”.

O objetivo é criar um espaço cultural para aulas de dança, música, teatro, capoeira, culinária, artesanato, além de outras atividades envolvendo a cultura popular. Tudo de graça para os moradores, através das ações de voluntários.
“Iremos reformar uma área que está no terreno de uma das famílias parceiras. Eles nos cederam o espaço e, como comunidade, também vão poder realizar cursos e outras atividades educativas ali. Será um lugar de encontros em prol da promoção e da valorização da cultura”, afirma a vice-presidente da ACAV, Thatiana Paula.

Para viabilizar a reforma a ACAV lançou algumas campanhas para arrecadação de recursos. A primeira foi o lançamento do selo “Empresa Amiga da Cultura” onde comerciantes da região que ajudarem com a compra de materiais receberão um certificado de apoiadores do projeto. “Foi muito bacana ver o engajamento de alguns comerciantes da cidade e até de outros municípios que nos ajudaram. Vemos que ainda há muita gente querendo fazer o bem”, comenta a presidente da ACAV Fabiana Carpi.

Recentemente foi lançada uma “vaquinha” virtual para que os moradores em geral também possam colaborar com a obra. “Sabemos da força da cultura em nossa cidade e temos certeza que muitos moradores irão nos ajudar nessa missão de levar cultura aos bairros mais distantes da cidade”, completa a presidente. 

A obra está em fase inicial com previsão de ficar pronta no primeiro semestre de 2021. A vaquinha terá 3 etapas sendo que a primeira tem como foco a estrutura inicial da obra e as paredes de drywall que irão dividir as salas de aula. 

Para participar basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/somos-todos-despertar e fazer a sua doação.

Comerciantes interessados no selo “Empresa Amiga da Cultura” podem conhecer mais sobre o projeto em: https://www.youtube.com/channel/UCxMKttsGJ3fLf0OlyOueZfA