Direitos das mulheres com câncer é uma garantia de cidadania

Direitos das mulheres com câncer é uma garantia de cidadania

Divulgação Rosa e Amor

Assistentes Sociais do Grupo Rosa e Amor: apoio e orientação às assistidas
Assistentes Sociais do Grupo Rosa e Amor: apoio e orientação às assistidas

Assistentes Sociais do Grupo Rosa e AmorSão muitas as questões que pairam na cabeça da mulher que acaba de receber o diagnóstico de câncer de mama. Para o Grupo Rosa e Amor, o importante é o primeiro acolhimento, de forma que a mulher se sinta confiante e apoiada. No entanto, o exercício da cidadania, com todas as informações e suporte necessário, fará com que a paciente encontre formas de aderir ao tratamento.

O Grupo Rosa e Amor, com sua equipe multidisciplinar, tem como objetivo o acolhimento de mulheres com câncer de mama e outros tipos de câncer da mulher, em todas as fases do tratamento e pré-tratamento. Apresentar e apoiar a garantia dos direitos das pacientes e familiares também é uma das frentes importantes defendidas pela instituição, em caráter permanente e gratuito.

O atendimento é feito por todas as áreas de apoio, iniciando pela enfermagem e serviço social, ou de acordo com a urgência apresentada pela paciente. Também são oferecidos outros serviços disponíveis na instituição como: fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, terapias integrativas e apoio jurídico.

“Cada paciente traz uma realidade única. Buscamos identificar as dificuldades para apoiar da melhor forma possível. A prioridade é o atendimento como um todo, e os direitos podem dar suporte necessário para viabilizar o tratamento e ainda oferecer uma melhor qualidade de vida às mulheres com câncer. Tem famílias que se desfazem de bens, investindo em formas de apoio ao tratamento, nem sempre as mais indicadas”, explica Adriana Elizabeth Villela Fernandes Barbosa, Assistente Social do Grupo Rosa e Amor.

Os direitos das pacientes também são apresentados de forma sintetizada e de fácil compreensão em uma cartilha produzida pela instituição. Logo nos primeiros contatos, a assistida recebe uma cartilha impressa e a orientação para acessar as informações no site da instituição. Os direitos vão desde o saque do FGTS, auxilio doença ou aposentadoria, acesso aos tratamentos, transporte público gratuito, isenção do IPTU e de impostos na compra de automóvel, até a reconstrução mamaria, quando indicada. 

Para a manutenção das atividades, o Grupo Rosa e Amor necessita de apoio da comunidade para a realização de eventos, doações para seu bazar beneficente como roupas, acessórios, calçados, brinquedos, eletrodomésticos e móveis. Assim como voluntários para diversos setores.

Todos os direitos previstos por lei e formas de apoio estão disponíveis no site do Grupo Rosa e Amor.

https://www.gruporosaeamor.org.br/beneficios-legais/