Dia do Gari: Dona Teresa Barbosa é funcionária da Corpus desde 1995

Dia do Gari: Dona Teresa Barbosa é funcionária da Corpus desde 1995

Dona Teresa dos Santos Barbosa, 72 anos, viúva, 5 filhos, 10 netos, 1 bisneta, e funcionária da Corpus desde 1995
Dona Teresa dos Santos Barbosa, 72 anos, viúva, 5 filhos, 10 netos, 1 bisneta, e funcionária da Corpus desde 1995

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio com o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas e praças limpas. Esse termo surgiu em referência ao francês Pedro Aleixo Gary, conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo no Rio de Janeiro, em 1976.

Para homenagear esses profissionais a Folha de Valinhos conta a história da Dona Teresa dos Santos Barbosa, 72 anos, viúva, 5 filhos, 10 netos, 1 bisneta, e funcionária da Corpus desde 1995. “Sou de Itajubá, Minas Gerais. Mas já tenho muitos anos em Valinhos. Vim para cá para trabalhar e conseguir melhor condição. Deu certo. É uma cidade boa, criei meus filhos todos aqui e amo a cidade”, destaca.

Dona Teresa é varredora na região central e muito conhecida pelas pessoas. “Já passei por todos os prefeitos e agora é a nova prefeita. Desejo sorte para ela”, afirma. Durante a pandemia, por integrar o grupo de risco, ela também se ausentou das atividades presenciais. “Fiquei presa em casa, sem sair, sem trabalhar. Foi muito ruim. Quando me chamaram de volta eu fui correndo”, lembra.

Agora, vacinada com as 2 doses, ela continua com todos os cuidados necessários e alimenta a esperança de um futuro melhor. “Uso máscara, luva, álcool. Só tiro quando chego em casa. Essa doença é muito séria”. Ela ama a profissão, se sente bem cuidando da cidade e presta sua homenagem aos colegas de trabalho. “Desejo saúde para todos eles e suas famílias”, conclui. 

+ Fotos: