Dia 10 de Julho é o Dia da Pizza

Dia 10 de Julho é o Dia da Pizza

Em julho de 1985, um concurso estadual em São Paulo elegeu as 10 melhores receitas de pizzas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração do Dia da Pizza.

A pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga. Tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, consumida por hebreus e egípcios.
Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles. Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo.
Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza. Mas a popularização mundial da redonda rolou mesmo com os norte-americanos (sempre eles), ao término da 2ª Guerra Mundial.
Box

QUE TAL PREPARAR UMA PIZZA?
Rendimento 2 pizzas
Tempo de preparo 2h
Ingredientes
Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
1 colheres (sopa) de fermento biológico seco;
1 ½ xícara (chá) de água morna;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher (chá) de açúcar;
1 colher (chá) de sal;
farinha de trigo para polvilhar a bancada;
azeite para untar a tigela.

Molho de tomate
4 tomates maduros;
1 dente de alho;
1 colher (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de orégano;
sal e pimenta-do-reino a gosto,

Montagem
200 g de muçarela ralada;
15 tomates cereja cortados ao meio;
1/4 de xícara (chá) de molho de tomate caseiro;
folhas de manjericão a gosto;
farinha de trigo para polvilhar.

Modo de fazer
Massa
1. Misture o fermento e o açúcar em uma tigela. Jogue, aos poucos, a água morna. Misture bem para dissolver e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos.
2. Na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro.
3. Despeje a mistura de fermento no centro da tigela. Acrescente o azeite e misture bem. Depois você vai sovar a massa na batedeira com o gancho, em velocidade baixa, por cerca de 5 minutos. Aos poucos, aumente a velocidade, e deixe bater por mais 15 minutos até a massa formar uma bola no gancho da batedeira.
4. Unte um outro recipiente com azeite e transfira a massa. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora até que ela dobre de volume.

Molho de tomate
1. Coloque os tomates para cozinhar em água fervendo até que comecem a soltar a pele. Retire-os da água e puxe as peles.
2. Corte os tomates ao meio e tire as sementes. Coloque as metades no liquidificador e bata até ficarem em consistência líquida.
3. Descasque o alho e pique fino. Em uma panela, regue com o azeite e refogue o alho por cerca de 1 minuto. Misture o tomate batido e o orégano. Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até encorpar.

Montagem
1. Polvilhe uma bancada com farinha de trigo e transfira a massa de pizza. Divida a massa em duas porções.
2. Com o rolo de macarrão, abra uma das porções de massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro. Leve a massa para a assadeira já untada com farinha e dobre as bordas de maneira irregular. Coloque a assadeira no forno para pré-assar por cerca de 7 a 8 minutos.
3. Retire a massa do forno e espalhe o molho. Polvilhe a muçarela ralada e acrescente os tomates cortados ao meio. Leve novamente ao forno até que a muçarela derreta.
4. Retire do forno, adicione as folhas de manjericão e sirva!