Condepav e APHV realizam visita a Arquivo Público de Rio Claro

Condepav e APHV realizam visita a Arquivo Público de Rio Claro

 Grupo conheceu instalações e procedimentos técnicos adotados pela autarquia
Grupo conheceu instalações e procedimentos técnicos adotados pela autarquia

O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Valinhos (Condepav) e a Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) estiveram na cidade de Rio Claro para uma visita técnica ao Arquivo Público e Histórico Oscar de Arruda Penteado, no município de Rio Claro, no sábado (21). O grupo incluiu 10 pessoas ligadas ao Conselho e à Associação.

A comitiva foi recebida pela superintendente do Arquivo, Mônica Cristina Brunini Frandi Ferreira, pela coordenadora do Arquivo Permanente, Talita Gouvêa Basso, e pelo coordenador do Arquivo Intermediário, Ednaldo A. Rodrigues da Mata.

Fundado em 1979, o Arquivo Público cumpre papel importante na guarda da história local e, desde 2009, busca promover de forma mais sistemática a democratização do acesso ao acervo.

O objetivo da visita, segundo o presidente da APHV e membro do Condepav, Marcel Pazinatto, foi o de conhecer as instalações e os procedimentos técnicos adotados pelo Arquivo, que é uma autarquia municipal (personalidade jurídica própria e autonomia administrativa), no tratamento de documentos administrativos e históricos da cidade, desde o recolhimento nas mais diversas secretarias, passando pelos processos de higienização, acondicionamento, indexação e disponibilização da informação.

“Ficamos impressionados com o que vimos. Toda técnica é respaldada por um procedimento que pode nos ajudar a adotar um processo melhor para nossos arquivos históricos”, disse Marcel. Em Valinhos, a APHV contribui com a Secretaria de Cultura para a preservação e organização  do acervo técnico do Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinatto.

“A visita foi muito proveitosa para o nosso grupo, que também tem a missão de contribuir para a preservação da história, memória e identidade da cidade de Valinhos, desenvolvendo atividades sociais, educacionais, e de pesquisa”, disse Marcel. Para ele, a visita trouxe informações  para trabalhos que estão em andamento na associação e em debate no Condepav.

Participaram da visita Antônio Carlos Panunto, Glasiely Virgilio Silva, Juliana Fleitas, Marcel Pazinatto, Milton Cesar Xavier, Sérgio Leandro Ferrari, Tamy Aoki, Ulisses Porto Salvador, Vanderlei Bergamasco e William Douglas da Silva.