Café é tema de exposição no Espaço Flávio de Carvalho

Café é tema de exposição no Espaço Flávio de Carvalho

Mostra acontece entre 4 e 31 de outubro, das 8h às 21h, no Espaço Flávio de Carvalho
Mostra acontece entre 4 e 31 de outubro, das 8h às 21h, no Espaço Flávio de Carvalho

O desenhista e cineasta Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas traz para Valinhos a exposição “Café”, que acontece entre os dias 4 e 31 de outubro, das 8h às 21h, no Espaço Cultural Multiuso Flávio de Carvalho, em Valinhos.

Os desenhos da exposição, segundo Squarisi, foram produzidos em formato A4 e mostram as fases do café, desde o plantio até o momento em que ele chega à xicara. “Criei os desenhos na fase em que também desenvolvia o projeto do longa metragem animação ‘Café um Dedo de Prosa’, que estreou em 2017 nos cinemas”, explicou.

A exposição de desenhos do Maurício Squarisi acontece após a mostra sobre Flávio de Carvalho, que marcou as comemorações dos seus 120 anos celebrados em agosto. “Os eventos integram uma nova dinâmica cultural que queremos implementar para o uso dos espaços públicos”, disse a diretora de Cultura, Alessandra Buffa.

Dentro dessa nova dinâmica, Alessandra destacou que, no dia 11 de outubro, às 19h, será exibido o longa-metragem “Café um Dedo de Prosa”. O longa conta com a participação de Vera Holtz e Wandi Doratiotto.

Para Squarisi, “será uma oportunidade para os valinhenses que gostam de cinema e de história conhecerem um pouco mais sobre a saga do café, que tem influência na abolição da escravidão, na imigração italiana, na vida econômica, política e cultural do Brasil”.

Squarisi estará presente na abertura da exposição e no dia da exibição do filme para uma conversa com o público. Mais que retratar a história do Brasil, a exposição e o filme são oportunidade para os jovens da era digital terem acesso à forma tradicional de produção de um desenho animado.

“Sei pela experiência que tenho que os jovens têm muito interesse na arte da animação”, destacou o artista. O longa foi vencedor do Festival Arraial Cine Fest e já foi exibido em festivais em Portugal, Moçambique e no Brasil.

Sinopse

O encontro entre um casal de amigos, Vera Holtz e Wandi Doratiotto, para tomar um café é o ponto de partida dessa viagem de animação. Nesse encontro, o diálogo entre os dois narra a história da bebida mais popular do País, desde sua entrada no Brasil, a influência que o cultivo do café teve na política, economia e arte brasileiros.

 

SERVIÇO

Exposição Café, de Maurício Squarisi

Local – Espaço Cultural Flávio de Carvalho

De – 4 a 31 de outubro

Exibição do longa de animação “Café, um Dedo de Prosa” (Brasil, 2017, 38 min, 16 anos)

Dia 11 de outubro - 19h

+ Fotos: