Artesãos valinhenses recebem carteirinha da Sutaco

Artesãos valinhenses recebem carteirinha da Sutaco

Qualificação incentiva geração de renda através da produção artesanal
Qualificação incentiva geração de renda através da produção artesanal

O prefeito Orestes Previtale (DEM), juntamente com o Secretário de Cultura, Rodrigo de Paulo Ribeiro, o Big,  em cerimônia realizada na tarde da última terça-feira (14), entregou as carteirinhas da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) e do Programa do Artesanato Brasileiro para dez artesãos valinhenses que foram aprovados nos testes realizados no ano passado.

A avaliação dos artesãos valinhenses foi realizada em março do ano passado, através de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e a Sutaco. Num primeiro momento o artesão foi instruído sobre o processo de obtenção da Carteira de Identificação, depois foi realizado o teste.

Com a carteirinha da Sutaco, os artesãos poderão participar de feiras realizadas no município e também em outras cidades. Além disso, através da Sutaco, quando necessário poderão solicitar a emissão de notas fiscais de suas vendas.

Para o secretário de Cultura, Rodrigo de Paulo Ribeiro, o Big, a conquista da carteirinha através da avaliação realizada pela Sutaco dá um importante respaldo ao artesão e ao artesanato. “É uma conquista de cada um, individualmente e também da cultura de Valinhos, pois não se trata de um teste simples, mas de um teste em que o artesão precisa provar sua habilidade através da técnica e do material que utiliza”, disse o secretário.

A diretora de Cultura, Alessandra Buffa, coordenou os testes no Município e, dos 20 inscritos, dez foram habilitados. O prefeito Orestes Previtale Júnior parabenizou os dez artesãos contemplados com a carteirinha e afirmou que a geração de renda através da produção artesanal se dá em primeiro lugar pela qualificação. “Acrtedito que esse é o primeiro passo para Valinhos conseguir estabelecer a identidade de seu artesanato”, disse.

O prefeito lembrou que, no final do primeiro semestre do ano passado, criou através de decreto a Feira Cultural da Praça Washington Luiz, que será implantada pela Secretaria de Cultura nos próximos meses.

“Será uma feira diferente, feita para a família valinhense, no estilo feira hippie de Campinas, com gastronomia e diversidade, que, acredito, irá trazer vida novamente para a Praça Washington Luiz e todos os moradores poderão frequentar”, explicou.

Além da feira Cultural, o prefeito também lembrou aos presentes das outras feiras implantadas na cidade no seu governo, como a Quarta é Feira, no CACC, e a Sábado é Feira, na região do São Marcos, que associam a venda de produtos agrícolas direto dos produtores com a gastronomia local. “São duas feiras de grande sucesso hoje na cidade e estamos estudando para este começo de ano a criação da Feira de Orgânicos no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador CLT Ayrton Senna da Silva)”, disse.