Apresentação das 14 Maravilhas de Valinhos será no dia 11

Apresentação das 14 Maravilhas de Valinhos será no dia 11

Moradores escolheram marcos históricos da cidade em votação pela internet
Moradores escolheram marcos históricos da cidade em votação pela internet

Após quatro meses e meio, 141 dias, de votação aberta e direta, os valinhenses irão conhecer no próximo dia 11, em cerimônia pública que acontece no Plenarinho da Câmara Municipal, as 14 Maravilhas de Valinhos, sete existentes e sete extintas. Elas foram escolhidas pelo público em uma página na internet. A votação foi encerrada no dia 15 de outubro.

O Projeto As 14 Maravilhas de Valinhos é coordenado pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) em parceria com a Secretaria de Cultura e os Departamentos de Comunicação e Informática da Prefeitura. Foi lançado oficialmente no dia 28 de maio, dia em que Valinhos celebrou seus 123 anos.

Para o evento de apresentação das 14 Maravilhas, serão convidadas autoridades municipais, Conselhos de Política Cultural, Defesa do Patrimônio, Turismo e envolvidos na cadeia produtiva de turismo da cidade.  “Nossa proposta é que, através dos segmentos organizados da cidade, a população possa tomar conhecimento de quais são as 14 maravilhas”, disse o presidente da Associação. Marcel Pazinatto,

O secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, disse que o Projeto das 14 Maravilhas de Valinhos tem grande importância para o patrimônio cultural da cidade e o turismo cultural. “A iniciativa irá lançar um olhar diferenciado do valinhense aos locais escolhidos como nossas 14 Maravilhas, marcos municipais que muitos moradores sequer conhecem”, alegou.

De acordo a APHV, foram mais de 26 mil votos computados, demonstrando o interesse do valinhense em torno do tema. “Cada valinhense que acessasse o site para votação poderia escolher até 14 candidatas de sua preferência, sete atuais e sete extintas . Ao longo desses mais de quatro meses muitos valinhenses deram sua contribuição”, disse Pazinatto.

As maravilhas extintas somaram 9.944 votos e as maravilhas existentes, 16.366 votos. A mobilização dos moradores na eleição das 14 Maravilhas de Valinhos vai contribuir para a definição de futuros projetos na área de preservação histórica e no turismo da cidade, seguindo o presidente da APHV.

No começo do projeto, uma comissão formada por historiadores, professores e jornalistas ficou responsável por apontar as candidatas às Maravilhas de Valinhos. Foram definidos 91 patrimônios, dos quais 62 existentes e 29 extintos para votação. A seleção teve como critérios, entre outros, elementos materiais e naturais, com relevância histórica, arquitetônica, cultural, social e de lazer.

Na lista figuram prédios históricos famosos como a Casa Modernista do artista Flávio de Carvalho, a Matriz de São Sebastião, o complexo Ferroviário (Museu Municipal), a antiga Fonte Sônia, a Praça Washington Luís e o prédio da Antiga Câmara Municipal (Primeira Prefeitura).

Entre as maravilhas extintas, foram destacadas o Primeiro Grupo Escolar (Rua Sete de Setembro), a Primitiva Capela de Santa Cruz, o Coreto do Largo São Sebastião, cinemas antigos de Valinhos, Estádio Clube Atlético Valinhense e Primitiva Matriz São Sebastião.

 

SERVIÇO

Cerimônia de Anuncio das 14 Maravilhas de Valinhos

Data – 11 de novembro

Local – Plenarinho da Câmara Municipal

Horário – 19h