APHV sobrepõe fotos antigas em cenas atuais do cotidiano de Valinhos

APHV sobrepõe fotos antigas em cenas atuais do cotidiano de Valinhos

A Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APVH) enviou com exclusividade à Folha de Valinhos, as primeiras montagens com sobreposições de imagens antigas do Acervo Haroldo Pazinatto em cenas do cotidiano do município criadas pela Associação.

De acordo com Marcel Pazinatto, presidente da APVH, a inspiração surgiu de trabalhos realizados em outros países, que utilizam este tipo de montagem para mostrar à população acontecimentos importantes em diferentes locais do mundo. Além das sobreposições, as comparações entre passado e futuro também são feitas com imagens colocadas lado a lado, que mostram os mesmos locais em períodos diferentes.

“Nosso objetivo principal é mostrar para a comunidade valinhense as incontáveis transformações do local onde vivemos. Às vezes as pessoas têm a impressão (principalmente os mais jovens) de que as coisas sempre foram assim, mas a cidade enfrentou uma longa jornada para chegar até aqui. Lembrar destes acontecimentos é uma forma de respeitar a história”, afirma Marcel.

A ideia de criar as montagens surgiu assim que Marcel teve acesso ao Acervo de Haroldo Pazinatto, um dos principais fotógrafos da história do município. “Pegar fotos antigas e comparar com os dias atuais já é um hábito. O que decidimos foi registrar estas comparações de alguma forma. Já temos umas 20 montagens e o objetivo é criar muitas outras. Sempre que estou em um local que tenho conhecimento de que existe uma foto antiga, faço o registro atual para compararmos os dois momentos”, finaliza.

Largo São Sebastião

Clique aqui para acessar a galeria de imagens. 

+ Fotos: