Alternativa
Síndrome de Datena

Coluna Momentos
por pastor Rui Mendes Faria
É uma doença que muitos têm e não sabem, na verdade, ela se chama “Transtorno Explosivo Intermitente” – TEI.
O transtorno Explosivo Intermitente é uma desordem comportamental caracterizada por explosões de raiva e violência, que são desproporcionais com a situação em questão. A agressão impulsiva não é premeditada e é definida por uma reação desproporcional a qualquer provocação, real ou percebida. O TEI, como o próprio nome indica, é um transtorno psicológico que acarreta comportamentos agressivos recorrentes.
O TEI é popularmente chamado de síndrome do Hulk, e hoje também podemos chamar de síndrome de Datena, por causa do comportamento agressivo e fúria descontrolada do apresentador de TV que acabou levando-o a dar uma cadeirada em seu adversário durante um debate em rede nacional.
Esta síndrome é um descontrole mental, fazendo a pessoa reagir por impulsos, gerando as explosões de agressividades.
Pessoas com TEI gritam, quebram objetos, xingam e podem partir para agressão física até dando “CADEiRADA”. Elas são vistas como pessoas difíceis nos ambientes que frequentam.
Depois do ocorrido, o arrependimento, sofrimento ao indivíduo e prejuízo profissional, pessoal e familiar.
Logo após os ataques de raiva é normal se sentirem envergonhados por conta das atitudes.
A CADEIRADA!!!
A violência é contagiosa. A Bíblia diz em Provérbios 16:29: “O homem violento alicia o seu vizinho, e guia-o por um caminho que não é bom”. Os infiéis tem um apetite de violência. E nesse caso, a Bíblia afirma em Provérbios 13:2: “Do fruto da boca o homem come o bem; mas o apetite dos prevaricadores alimenta-se da violência”. Não imite a uma pessoa violenta. A Bíblia também diz em Provérbios 3:31: “Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos”.
Aqueles que são violentos sofrerão violência. A Bíblia diz em Mateus 26:52: “Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão”. Aqueles que são filhos redimidos por Deus, refletem o Seu caráter de amor. Assim, todo seguidor de Cristo deve ser conhecido como “pacificador”. Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9).
Rui Mendes Faria- Pastor e Terapeuta das emoções. (19-986119205)


