Alternativa
Roteiro Gastronômico de Americana terá patrocínio da Suzano

O Roteiro Gastronômico de Americana em 2025 terá patrocínio na categoria “Bronze” da Suzano, dentro do Programa Conexão Cultura, lançado em março pelo prefeito Chico Sardelli. O programa visa apoiar e promover a produção cultural na cidade ao criar uma vitrine para artistas e eventos financiados por mecanismos de captação de recursos privados. A homologação do patrocínio foi publicada no Diário Oficial do município e está disponível no site da Prefeitura, em www.americana.sp.gov.br. O edital de chamamento público segue aberto para novos parceiros.
O prefeito Chico Sardelli destacou a importância do apoio da Suzano: “O Roteiro Gastronômico se consolidou como um dos principais eventos culturais e turísticos da nossa cidade, reunindo famílias para aproveitar boa comida, ótimos shows e muita animação na entrada de Americana. Neste ano, a celebração será ainda mais especial, marcando os 150 anos do município. Essa parceria com a Suzano fortalece o trabalho da Secretaria de Cultura e Turismo, permitindo uma programação feita com todo o carinho que nossa população merece.”
“A participação da Suzano vai engrandecer ainda mais o Roteiro Gastronômico, um dos eventos de maior sucesso da nossa gestão. A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo está organizando uma programação ainda mais especial, em comemoração ao aniversário de 150 anos de Americana, como solicitou o prefeito Chico. Será uma grande festa e todos estão convidados!”, avaliou o vice-prefeito Odir Demarchi.
“A parceria com a Suzano é motivo de muito orgulho para a administração Chico e Odir, que trabalhou seriamente para conquistar este resultado e viabilizar eventos com ainda mais qualidade para os americanenses. O Roteiro Gastronômico promove o turismo e apoia o comércio de nossa cidade, por meio da participação dos estabelecimentos, que têm no Roteiro uma vitrine para demonstrar nossa culinária. O apoio da Suzano nos mostra que estamos no caminho certo para valorizar a cultura local”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
“Participar deste evento em Americana é motivo de orgulho para nós e reforça nosso compromisso com o município. Neste ano, estaremos presentes com dois produtos feitos a partir da celulose de eucalipto plantado e cultivado no Brasil: o Bluecup®️, nosso copo feito de papelcartão, renovável e reciclável, e o Report®️, um papel que combina inovação, qualidade e responsabilidade social”, afirmou o diretor de Operações Industriais da Suzano na Unidade Limeira, Marco Antônio Fuzato.
O EVENTO
O “Roteiro Gastronômico Americana 2025” ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2025, em comemoração ao aniversário de 150 anos de Americana, na região do portal de entrada da cidade, na Avenida Antônio Pinto Duarte.
Na sexta-feira (29), a programação ocorre das 17h às 22h; no sábado (30), das 15h às 22h; e no domingo (31), das 12h às 22h. A entrada será solidária, com arrecadação destinada a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
O objetivo do Roteiro Gastronômico é valorizar os empreendedores do setor gastronômico de Americana, reconhecendo aqueles que criam, produzem e vendem pratos com forte identidade gastronômica local, contribuindo para a formação de um destino turístico de referência.
Em 2024, o Roteiro Gastronômico atraiu um público rotativo de 35 mil pessoas em três dias de festa. No encerramento, 20 mil pessoas passaram pelo evento, que contou com shows dos cantores Dilsinho e Sami Rico, entre outras atrações.
CONEXÃO CULTURA
O Programa Conexão Cultura tem como objetivo fomentar a cena artística no município, incentivando e regulamentando o financiamento de eventos culturais e turísticos que integram o Calendário de Eventos 2025, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Podem se inscrever pessoas jurídicas legalmente estabelecidas, como associações, entidades civis e organizações da sociedade civil.
Como contrapartida, as marcas dos patrocinadores serão divulgadas em materiais promocionais, redes sociais, impressos, outdoors e na mídia, além de terem a oportunidade de interação direta com o público durante os eventos, por meio de ativações que reforçam sua imagem como incentivadoras da cultura e do turismo local.


