Alternativa

Rotas Afro leva cultura afro-brasileira a professores, estudantes e ao público de Vinhedo

Créditos: Rafael Smaira

Projeto reúne roteiros que contam a história negra da cidade; primeira data aberta ao público está com inscrições abertas

Iniciativa premiada, focada no reconhecimento das narrativas negras em espaços urbanos no interior paulista, a Rotas Afro volta a Vinhedo (SP) a partir da próxima sexta-feira, 15 de agosto. Serão desenvolvidas, ao longo do segundo semestre de 2025 no município, 20 edições do “Rotas Afro nas Escolas’’, voltadas aos professores e aos estudantes da rede pública.

Também serão realizadas sete datas abertas ao público do projeto “Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais”, que reunirão a participação de grupos culturais de Vinhedo. Uma dessas datas é 30 de agosto e as inscrições estão abertas e podem ser acessadas a partir do Instagram oficial da iniciativa: @rotasafro. (Saiba mais abaixo)

Em Vinhedo, o roteiro terá cerca de 2h30 de duração e passará por importantes pontos locais, como a Praça Aurora Sudário, onde está a placa que homenageia a matriarca do Samba de Bumbo, a Rua do Café e a Rua Zumbi dos Palmares.

Os percursos serão conduzidos por Júlia Madeira, idealizadora do Rotas Afro, Andressa Monique e Guilherme Oliveira. No município, a iniciativa é realizada através de emenda impositiva da vereadora Nayla, com apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretária de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo.

“É fundamental levar todo esse conhecimento aos professores, estudantes e ao público em geral. O intuito é trazer à tona a memória, o patrimônio e as narrativas negras, tão importantes para a formação da nossa identidade, no sentido de reconhecer e a valorizar os saberes da nossa cultura afro-brasileira”, afirma Julia Madeira.

Ensino multicultural a auxiliar educadores

O “Rotas Afro nas Escolas” tem como objetivo oferecer um ensino multicultural, de forma a auxiliar educadores quanto ao cumprimento da Lei 10.639/03, referente ao ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras em escolas públicas e particulares do Brasil. Por meio de um roteiro de caminhadas culturais, pedagógicas e turísticas, a comunidade escolar conhece as histórias negras na cidade.

Mapa da Cultura Negra

Todos os participantes do “Rotas Afro nas Escolas’’ em Vinhedo vão receber um exemplar do Mapa da Cultura Negra do município, material desenvolvido por meio de pesquisas que mapearam os espaços de cultura negra do município e viabilizado pelo Rotas Afro em 2024 por meio da Lei Paulo Gustavo.

Aberto ao público

O Rotas Afro em Vinhedo já tem definidas as duas primeiras datas abertas ao público: uma delas será 30 de agosto (sábado), quando reunirá a presença do tradicional Samba de Roda da Dona Aurora Sudário, uma importante referência para a iniciativa.

O percurso da caminhada tem cerca de 2h30 e o ponto de encontro é Praça Aurora Sudário, às 9h. As inscrições devem ser feitas a partir do Instagram oficial da iniciativa: @rotasafro.

A segunda data aberta ao público em Vinhedo será 28 de setembro, que contará com a participação da Batalha da Praça, uma batalha de rimas da cidade.

Rotas Afro

Premiado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o Rotas Afro é um projeto dedicado ao reconhecimento das narrativas negras nos espaços urbanos do interior paulista. Atua em cidades como Piracicaba, Campinas, Rio Claro, Vinhedo e Sorocaba.

Fundado em 2019, tem como objetivo contar as histórias negras desses municípios por meio de caminhadas culturais, turísticas e tecnológicas. Suas atividades incluem parcerias com escolas, empresas e roteiros abertos ao público.

 SERVIÇO

Mais informações sobre o projeto Rotas Afro podem ser obtidas no Instagram (@rotasafro), Facebook e LinkedIn (Rotas Afro). O e-mail para solicitar informações adicionais é rotasafro@gmail.com

COMPARTILHE NAS REDES