Alternativa

Quatro artistas da cidade integram o projeto

“Além das Conversas: um diálogo da arte com a vida

Mais três apresentações completam a série

O Lançamento do Projeto do OCUPE ARTE “Além das Conversas:um diálogo da arte com a vida, na sexta-feira,7 de junho, na sede do Fundo Social, foi um encontro de amigos, que puderam participar dos quatro episódios apresentados, a história de vida de cada um dos artistas: Marcos Oliveira, Helena Giestas, Klau Itami e Eliete Tordin.Nos depoimentos, além do dia a dia da sua arte, cada um contou um pouco da vida e da carreira, mesclando informações e muitas emoções.

A direção do documentário é de Ma Âmbar, contando ainda com uma equipe integrada, pelo Tomás Cajueiro, fotógrafo e produtor, Genivaldo Amorim, Artista, Produtor Cultural e Curador, equipe técnica: Cláudia Keiko Itami – Diretora criativa; Elaine Âmbar – editora e diretora de fotografia. O Projeto “Além das Conversas: Um Diálogo da Arte com a Vida” é uma realização da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura do Governo Federal com apoio da Secretaria de Cultura de Valinhos.

No próximo dia 15, às 9 horas, o projeto será apresentado no acampamento Marielle Vive, onde também vai acontecer uma oficina de vídeo pelo celular com a Má Âmbar . Outras duas intervenções vão acontecer na Associação Palmeirinha, na Reforma Agrária dia 22 e encerra com uma oficina na APAE de Valinhos.

Durante os depoimentos na noite de lançamento, Maura Âmbar contou um pouco dos bastidores do projeto e sobre as conversas com os artistas que aconteceram de forma natural, aquilo que se fala durante um café.

Eliete Tordin contou da sua trajetória e do amor que tem por Valinhos e procura retrtar em seus trabalhos um pouco das suas memórias com o figo e figo da india e das paisagens que observa e retrata de acordo com a visão da artista, que trabalha com a técnica Naif.

Klau Itami da mesma forma lembrou os diversos momentos em Valinhos, com a família, com os amigos e como descendente de orientais, sempre preservou o seu talento pela poesia e pelas artes que agora consegue expressar de forma muito especial.

Marcos Oliveira foi o mais impactante, contando a sua história de vida, o seu envolvimento com as drogas e hoje totalmente recuperado pelo amor da esposa, consegue ser um artista pleno e premiado pelos seus quadrinhos.

E A fotógrafa Helena Giestas, mostrou a singeleza e criatividade do seu trabalho como fotógrafa e terapeuta, trazendo para o documentário, uma linda história de sucesso.

No final, a interação com o público seleto que estava presente, apreciador da arte e que soube reconhecer cada trabalho apresentado com calorosos aplausos.

COMPARTILHE NAS REDES