Alternativa
Projeto “Salvem Nossos Figos” chega a Valinhos com exposição inédita

O Coletivo Ocupe.Arte surpreende o público com uma mostra especial no Museu Municipal, celebrando a identidade cultural da cidade por meio da arte
Em uma iniciativa totalmente inovadora, o Coletivo de Artes de Valinhos Ocupe.Arte lança a terceira edição do projeto “Salvem os nossos figos”, contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc em 2024. O público agora poderá conferir o resultado dessa ação em uma exposição inédita, com abertura oficial marcada para o dia 3 de outubro, às 19h, no Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto.
A Arte Ocupa a Cidade
Para esta edição, o artista Aldemir Cândido produziu figos de cerâmica que foram distribuídos a 20 artistas (19 de Valinhos e um de Campinas). O desafio era pintar 60 figos como pura expressão artística.
Após o processo de pintura, os figos de cerâmica começaram a aparecer em várias regiões da cidade de Valinhos em uma manhã de sábado, sem aviso prévio à população. Assim, começou a fase de intervenção urbana de um dos projetos mais conhecidos do coletivo Ocupe.Arte. A proposta de interação é que quem encontrasse os figos espalhados pela cidade, poderia levá-los para casa.
Um Duplo Significado para a Cultura
Tomás Cajueiro, um dos idealizadores do Ocupe.Arte, destaca o papel da arte em iluminar a identidade de Valinhos:
“Usamos a arte para lançar luz sobre um elemento muito importante da identidade cultural de Valinhos, o figo.” Ele lembra que Valinhos, outrora conhecida como a “Capital do Figo Roxo do Brasil”, vê sua produção diminuir devido à substituição de plantações por empreendimentos imobiliários.
Genivaldo Amorin, artista plástico e um dos fundadores do coletivo, explica que o nome “Salvem os Nossos Figos” carrega um significado duplo. Primeiramente, é um alerta para salvar a cultura do figo, a cultura do campo e, consequentemente, um modelo de cidade menos focado na especulação imobiliária e mais na agricultura familiar. Em segundo lugar, o nome convida a população a “salvar” os figos artísticos espalhados.
“O projeto fala sobre a identidade cultural de Valinhos de uma forma muito bonita e divertida, envolvendo diretamente os artistas e a população local”, afirma Genivaldo.
Cajueiro complementa essa ideia: “Gostamos da arte que vai até as pessoas, que não as espera dentro de museus, e que consegue trazer potentes reflexões de maneira divertida e alegre para a população”.
Visitação Gratuita
A exposição conta com obras dos artistas: Amanda Barroso, Anderson Vicentini, Aninha Pinke, Arlete Luthold, Beatriz Amorim, Carol Zechinatto, Carriero (Campinas), Eliete Tordin, Fabia Betim, Fábio Vieira, Guairá, Jerci Maccari, Kamis Souto, Kláu Itami, Lira, Mauricio Kaschel, Melissa Costa, Pedro Colletto, Vinasz e Yoel Quezada.
A exposição estará aberta para visitação gratuita até 31 de outubro, de terça a sábado, das 9h às 16h. Para mais informações sobre o projeto, visite as redes do Ocupe.Arte (@ocupe.arte) no Instagram e Facebook.
Serviço: Exposição “Salvem Nossos Figos”
- Local: Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” (Estação Ferroviária) – R. Doze de Outubro, s/nº – Centro, Valinhos SP
- Abertura: 03/10 (sexta-feira) às 19:00
- Visitação: 04 a 31/10, de terça à sábado das 9h às 16h
- Entrada: GRATUITA
- Classificação: LIVRE
- Realização: PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, Ocupe.Arte, GenivalArte, Carriero, com apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, Ministério da Cultura, Governo do Brasil.


