Alternativa

Pessoas tóxicas

Coluna Momentos

por pastor Rui Mendes Faria

Haverá algumas pessoas cuja companhia não preferimos, mas isso não as torna tóxicas. Podemos ser opostos polares em ideologia com alguém, mas ainda manter um relacionamento confortável. Pessoas de diferentes lados do espectro político podem desfrutar da companhia umas das outras, fãs de times rivais podem ter um relacionamento e cristãos podem se envolver em interações saudáveis com os descrentes. Mas quando uma pessoa é tóxica, ela é incapaz de manter um relacionamento saudável com ninguém. Somente aqueles dispostos a sofrer as exigências egoístas da pessoa tóxica podem suportar esse relacionamento por muito tempo.

Vários fatores determinam se um relacionamento ou uma pessoa é tóxica ou não:

Pessoas tóxicas são incrivelmente narcisistas e podem pensar apenas em si mesmas e no que querem no momento. Há drama contínuo nos relacionamentos tóxicos. Ironicamente, as pessoas tóxicas costumam ser aquelas que proclamam para que todos ouçam o quanto “odeiam o drama”. No entanto, instigam isso em todos os lugares que vão. Elas parecem prosperar com o drama. Elas não podem ir do ponto A ao ponto B de maneira simples e direta. Elas são um emaranhado constante de desculpas, mentiras, invenções e situações malucas que cansam todos os outros em seu mundo. Elas gostam de complicar situações simples porque mantêm a atenção focada nelas mesmas.

Elas estão sempre certas. Sempre. Pessoas tóxicas olham com desdém para qualquer um que se atreva a corrigi-las ou discordar delas. Elas mascaram seu orgulho extremo com falsa humildade, mas raramente há arrependimento verdadeiro porque não acreditam que estão erradas. A culpa é de todos os outros.

Elas podem parecer encantadoramente charmosas aos de fora, mas os que se relacionam com uma pessoa tóxica conhecem a história real. As pessoas tóxicas apreciam a vitimização. Tudo acontece com pessoas tóxicas, e o mundo deveria prestar atenção. Elas não devem ser responsabilizadas, assim pensam, porque não foi a sua culpa – embora tenha sido. Pessoas tóxicas mentem. Se suas bocas estão se movendo, as pessoas tóxicas provavelmente estão mentindo. Elas mentem mais facilmente do que dizem a verdade e são tão convincentes que mesmo aqueles que sabem melhor questionam suas próprias percepções. Pessoas tóxicas justificam suas mentiras dizendo a si mesmas que não tinham escolha. Quando pegas em flagrante em uma mentira, elas podem fingir remorso, mas o tempo todo podem estar escondendo mais uma dúzia de mentiras que ninguém descobriu ainda.

Você conhece alguém assim?

COMPARTILHE NAS REDES